Do piso ao teto: onde a cor tendência pode transformar o quarto em um refúgio contemporâneo
Rafael Cassio

Escolher a paleta certa pode transformar completamente um quarto, criando um refúgio de tranquilidade, estilo e sofisticação. Quem busca pela cor tendência de 2025 para compô-la, encontra tons terrosos, azul-avioletados e amarelos suaves, ideais para criação de ambientes acolhedores, modernos e cheios de personalidade.

Aplicar essas tonalidades do piso ao teto pode promover harmonia visual e valorizar o espaço de maneira equilibrada. Além disso, elas podem ser combinadas com diferentes estilos de decoração e texturas, resultando em ambientes únicos que equilibram conforto, frescor e elegância. Veja como a seguir!

Como aplicar tendências na decoração do quarto?

A paleta de cores pode transformar o quarto de forma prática e funcional, conferindo mais harmonia e sensação de acolhimento. Considerar as tendências e a psicologia das cores é uma forma de selecionar as tonalidades, priorizando tons relacionados à função do ambiente — ou seja, o descanso.

Cores frias, como variações de azul e verde, são uma excelente escolha, capazes de transmitir calma, serenidade e conforto. Além delas, tons pastéis e neutros, como amarelo amanteigado, reme e cinza-claro, podem ser uma opção elegante, que inclusive está bastante em alta.

Para filtrar as opções, a dica é testar amostras em diferentes momentos do dia ajuda a compreender como a luz natural e artificial influencia a percepção da cor. Além disso, aplicar cores em pequenas áreas, como uma parede de destaque, cabeceira ou detalhes decorativos, permite experimentar tendências sem comprometer o equilíbrio do espaço.

Dicas para pintar as paredes com cores-tendência

Pintar as paredes do quarto com cores-tendência pode transformar completamente o ambiente, conferindo-lhe personalidade e estilo. Escolher a tonalidade certa, considerando a iluminação e o estilo do quarto, ajuda a criar o efeito desejado, seja amplitude com tons claros ou aconchego com tons mais escuros.

A cor pode ser aplicada em uma parede de destaque ou em meia-parede para criar um ponto focal ou em todas as paredes para um efeito mais envolvente. Antes de começar, é importante preparar a superfície: lixar, limpar e corrigir imperfeições garante um acabamento uniforme e duradouro.

Para um resultado profissional, é importante seguir as instruções do fabricante, especialmente em relação a demãos e  tempo de secagem, e utilizar materiais de qualidade. Aplicar a tinta de maneira uniforme potencializa a intensidade da cor, valorizando o quarto de forma elegante e harmoniosa.

Piso

Incorporar a cor tendência no piso do quarto é um jeito de renovar o ambiente com estilo e personalidade. Um tapete na tonalidade desejada oferece conforto e serve como solução estética sem a necessidade de reformar o piso.

Materiais como vinílicos, azulejos ou carpetes podem ser escolhidos conforme textura, acabamento e funcionalidade. Combinar o piso com a cor das paredes e outros elementos cria harmonia visual, transformando o quarto em um espaço acolhedor e equilibrado.

Teto

Pintar o teto do quarto também é uma forma criativa de aplicar cores tendências para transformar o ambiente, criando profundidade e aconchego. Diferentes acabamentos, como fosco ou acetinado, alteram a percepção da cor e proporcionam efeitos visuais variados.

No entanto, é importante considerar a altura e a iluminação do espaço para acertar na decisão. Isso porque tons escuros podem encurtar visualmente, enquanto os claros ampliam a sensação de altura e deixam o ambiente mais leve e arejado.

Cores tendências em outros elementos

Também é possível integrar cores tendências nos ambientes de sua casa ou apartamento a partir dos móveis, tecidos e acessórios. Dessa forma, é possível criar uma paleta harmoniosa que valoriza o espaço, adiciona personalidade e mantém a sensação de equilíbrio.

Por exemplo, optar pela roupa de cama ou almofadas em tons terrosos é uma forma prática de trazer aconchego e sofisticação ao quarto, criando pontos de destaque sem sobrecarregar o ambiente. Da mesma forma, investir em uma cabeceira estofada em amarelo suave adiciona luminosidade e energia ao espaço, harmonizando com outros elementos decorativos.

Objetos decorativos, como vasos, luminárias ou quadros, também podem incorporar as tonalidades, expressando personalidade e conectando visualmente todos os elementos do quarto. A dica é distribuir esses pontos de cor de forma equilibrada, criando harmonia e evitando que o espaço fique carregado ou desorganizado.