Rafael Cassio

Hoje vamos conhecer umas das pequenas diferenças entre avaliador e Perito Avaliador.
definindo os conceitos conseguimos diferenciar o mercado de perícias e avaliações imobiliárias.
Artigo Postado pelo Perito Avaliador: Alex Cardoso.
>>> Perito Avaliador em toda SC <<<

Definindo Conceitos:

Valor: Quantia mais provável pela qual se negocia voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referencia, dentro das condições do mercado vigente.

 

Preço: É a quantia pela qual se efetua, ou se propõem efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele.

Isto é: Preço é o valor efetivo da transação.

O Mercado, é definido por um tripé: O Bem levado a negócio (bens ofertados); O desejo de vender (ofertantes); O desejo de adquirir (compradores).

Portanto, a situação ideal é aquela na qual existam muitos vendedores, muitos compradores e uma quantidade de bens disponíveis equilibrada com o potencial do mercado, chamamos isso de Lei da Oferta o da Procura.

Qual a diferença entre o Avaliador e o Perito Avaliador?

O avaliador apenas avalia quanto vale seu bem financeiramente e o perito elabora laudos para avaliar como está o seu bem fisicamente, como está à saúde do seu bem imóvel, verificam falhas e anomalias, vícios e defeitos e avalia todos os prós e contras sobre o “valor” do bem no mercado. Ou seja, o Perito Avaliador, traz luz e agrega informações importantes ao valor do bem periciado.

 

Quais os principais clientes que um profissional da área de avaliação costuma atender?

São eles: Bancos, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bancos Privados, que solicitam aos institutos profissionais, para elaborar laudos para estes bancos poderem negociar melhor seus títulos, ativos, cobranças, hipotecas, adjudicações, etc.

Poder Judiciário, pois quando há necessidade de arbitramento de valor de um bem em um imbróglio, cabe ao Perito Avaliador através de Métodos rigorosos (ABNT e NBRs), desenvolverem seus trabalhos.

Empresas diversas, para que possam saber o valor real de mercado de seus investimentos ou patrimônios, as empresas costumam contratar Peritos Avaliadores para endossar suas pretensões financeiras e patrimoniais futuras.

Contudo, nós, consumidores deveríamos sempre consultar também estes profissionais antes de qualquer negociação.

 

Qual tipo de bem é mais requisitado para ser avaliado?

Hoje a demanda por laudos de avaliação é muito grande para indústrias e comércios que querem avaliar suas estruturas para pleitearem a partir do laudo valores para sua expansão e muitas pessoas físicas para garantirem o valor real de suas casas na hora de vender ou comprar.

Quanto ao bem mais requisitado é muito relativo, pois o Perito Avaliador possui destreza e capacidade para avaliar bens urbanos, rurais, empreendimentos, equipamentos e bens de patrimônios históricos e artísticos.

Para uma avaliação precisa do seu negócio ou imóvel, indicamos os serviçõs do Perito Avaliador: Alex Cardoso
>>> Perito Avaliador em toda SC <<<

Rafael Cassio

Presente no mercado imobiliário em Balneário Piçarras desde 2011, sempre oferecendo as melhores opções para compra de imóveis, seja para investimento em lançamentos ou terreno até nos imóveis prontos que a cidade já possui.