O marketing é uma das áreas mais importantes de uma empresa e ganha cada vez mais destaque. Nesse sentido, muitos empreendedores abrem uma agência B2B de marketing, a fim de contribuir com o mercado e outras empresas. Contudo, conforme o negócio vai crescendo e se desenvolvendo, é necessário escolher um imóvel que esteja adequado à nova fase da organização. Nesse sentido, é primordial contar com a ajuda de uma imobiliária, pois com seus especialistas, consegue oferecer opções que estejam adequadas às suas necessidades e desejos.
Entretanto, além disso, também é relevante fazer algumas pesquisas sobre o assunto, especialmente se deseja fazer uma mudança ágil. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como escolher um imóvel para abrir uma agência de marketing. Vamos lá?
Conheça seu negócio e as necessidades
O primeiro passo é fazer uma análise de sua agência de marketing, considerando suas necessidades como um todo. Por exemplo, se tem funcionários, é importante considerar se cada um terá sua sala, se o espaço será compartilhado, a necessidade de salas de reuniões, etc. Além disso, se for uma agência que costuma receber muitos visitantes e clientes, pode ser interessante optar por um lugar com recepção, etc.
Defina o orçamento
Outro ponto importante durante a análise do negócio é considerar a saúde financeira da empresa e o orçamento disponível para o aluguel ou compra da propriedade. Portanto, converse com o setor financeiro e faça todas as contas necessárias, considerando os gastos com a mudança em si, possíveis reformas, móveis novos, além de analisar o fluxo de caixa com a inclusão desse novo aluguel. Isso é muito importante para que você não dê um passo maior do que realmente pode dar.
Tenha uma visão de futuro
Pode ser que você encontre o imóvel ideal para ter sua agência atual. Contudo, nem sempre essa é a melhor escolha. Isso porque, se você tem planos de expandir o negócio, é importante considerar seu desenvolvimento na hora de escolher o imóvel. Nesse sentido, pode ser mais interessante optar por uma propriedade um pouco maior para que ela consiga acompanhar novas contratações, aquisição de novos equipamentos, etc.
Observe a infraestrutura do local
Sua agência de marketing não pode abrir mão de uma infraestrutura adequada para as necessidades do negócio e tarefas do dia a dia. Nesse sentido, considere a qualidade das instalações elétricas, se a região suporta uma internet mais rápida para subir os vídeos, como é o acesso até à sala, considerando escadas, elevador, etc. Dessa forma, você terá uma agência ideal para a rotina dos colaboradores.
Faça algumas visitas
Não podemos deixar de ressaltar ainda a importância de visitar o imóvel pessoalmente antes de fechar o negócio. Sabemos que é comum deixar a locação sob responsabilidade de um funcionário. Contudo, é fato que ninguém cuida melhor do seu negócio do que você mesmo. Sendo assim, separe um dia na agenda para visitar com a imobiliária o local em que pretende instalar sua agência de marketing. Dessa forma, as chances de se arrepender reduzem drasticamente.
Considere a localização da propriedade
A localização de sua agência precisa considerar muitos fatores. Por exemplo, vocês atendem mais clientes de fora da cidade ou da região? Dependendo da resposta, ela terá que ter uma localização de fácil acesso, como a região central ou um polo comercial de outras agências. Além disso, analise como é a segurança local, o acesso no dia a dia pelos funcionários, etc.
Cheque a documentação com atenção
Cada negócio possui algumas especificidades quando falamos em documentação. Sendo assim, você deve analisar o que é preciso para abrir sua agência de marketing. Mas, além disso, também é importante confirmar a documentação da propriedade, confirmando se ela possui o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É válido ressaltar que o local precisa ter a autorização para funcionar como um estabelecimento comercial.
Confira a necessidade de reformas
Pode ser que alguns cômodos precisem passar por algumas pequenas reformas, o que é bastante comum. Sendo assim, você precisa incluir o valor no orçamento e conversar com a imobiliária para ter algumas condições de pagamento, por exemplo, para que ela converse com o locador ou proprietário. Além disso, analise o prazo para a mudança.
Conte com especialistas
Por fim, mas não menos importante, um negócio costuma atrair toda nossa atenção e outras tarefas podem ficar defasadas. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária especializada. Afinal, ela saberá quais são as necessidades de sua agência e poderá encontrar o imóvel que mais se adeque ao que você precisa.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de encontrar um imóvel adequado para abrir sua agência de marketing industrial ou convencional com segurança e agilidade.