píer turístico de Meia Praia
Rafael Cassio

Itapema tem simplesmente algumas das melhores e mais belas praias de Santa Catarina. Hoje falaremos especialmente do píer turístico de Meia Praia. Um local que certamente você vai adorar conhecer.

Em meados de 2020 a prefeitura da cidade apresentou o Projeto Píer Turístico Itapema, com a construção por meio da Parceria Público-Privada, ou PPP.

O píer estará localizado no final do Meia Praia, um dos bairros mais conhecidos e valorizados de Itapema, muito próximo ao Rio Perequê. O píer terá aproximadamente cento e oitenta metros apenas de comprimento e cerca de dois metros quadrados e meio de área.

Além da estrutura imponente, o empreendimento contará com serviços para os frequentadores, como comércio e opções de transporte também. Além disso o píer deve promover a recuperação ambiental do local.

Se você quer conhecer mais detalhes sobre a construção do píer turístico de Meia Praia, segue a leitura.

Píer turístico de Meia Praia: PPP

A iniciativa de construção do píer por meio da Parceria Público-Privada garante ao município a construção do píer sem qualquer tipo de custo para a administração municipal. Nesse caso, pela PPP, a prefeitura, ou a administração municipal, entra com o imóvel, ou espaço, e fica responsável pela liberação de licenças ambientais sobre o espaço.

Por sua vez, o privado entra com a responsabilidade de construção e administração do espaço por um período determinado. Ao final do processo de concessão o empreendimento retorna para o município com todas as melhorias e investimentos realizados por parte da iniciativa privada.

Por falar nisso, em janeiro deste ano foi assinado o contrato de concessão do píer turístico de Meia Praia, no qual a empresa ganhadora ficou responsável por construir, operar, gerenciar e manter o espaço.

Quais os benefícios do projeto?

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o projeto do píer turístico de Meia Praia trará uma série de benefícios, dentre ele benefícios socioeconômicos bem como ambientais para garantir que a Meia Praia se torne ainda melhor e mais bonita.

Dentre a estrutura de comércio, serão construídos vinte e oito espaços para bares, restaurantes, lojas, bem como serão construídos vagas naúticas e espaço de conveniência e de lazer.

O espaço ainda prevê a construção de molhes. Estes molhes direcionarão a água do Rio Perequê diretamente ao mar e haverá espaço para embarcações como velas e lanchas.

Somente essa estrutura pensada para o local gerará cento e cinquenta empregos diretos. Isso porque de acordo com informações oficiais, o turismo faz a cidade crescer e será fomentado pelo píer, gerando mais emprego e renda.

Inspiração do projeto

O píer turístico de Meia Praia está inspirado no píer 39 de São Francisco, localizado na Califórnia. O píer 39 é na Califórnia um dos pontos mais visitados da cidade, sendo parada obrigatória a todos que visitam a Califórnia. Isso porque o espaço conta com inúmeras atrações, como aquário gigante, e cinema com qualidade 7D.

Aliás, vale destacar, que o projeto do píer 39 é copiado em todo o mundo sendo praticamente uma referência. Mas no Brasil ainda é pouco difundido e explorado. Itapema, especialmente a região de Meia Praia será uma das poucas cidades a ter esse tipo de píer no país, o que acabará reforçando ainda mais o seu valor turístico. 

Quer agendar sua visita em uma imobiliária em Itapema e conhecer mais sobre os lançamentos da cidade?

Eu Rafael Cassio, Consultor de Imobiliário estou disponível para lhe receber, e prestar nosso melhor atendimento, localizado em Itapema, Santa Catarina. Tem o DNA do atendimento diferenciado. Quer comprar ou vender um imóvel? Entre em contato direto pelo WhatsApp e venha tomar um cafezinho comigo!