Todos os dias estamos mais conscientes da crescente importância que o design do espaço gourmet em nossas casas está ganhando. Mas como montar um espaço gourmet no apartamento?
Para ajudar você a entender mais sobre como montar um espaço gourmet no apartamento, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como montar um espaço gourmet no apartamento?
1. Evite obstruir o chamado triângulo de trabalho
O triângulo de trabalho na cozinha consiste na geladeira, pia e fogão em si. Esta área é a mais movimentada e é a que devemos tomar mais cuidado ao planejar o projeto, evitando distanciar muito esses elementos uns dos outros, bem como evitar a interposição de possíveis obstáculos entre eles.
Independentemente do tamanho ou layout do design do espaço gourmet, ele deve obedecer a essa regra simples para obter maior eficácia no uso principal desta sala: cozinhar e socializar.
Um triângulo muito pequeno pode nos fazer tropeçarmos um no outro dentro do local e, se fosse muito grande, se tornaria uma atividade exaustiva.
2. Evite a falta de iluminação
A iluminação é um dos grandes protagonistas esquecidos no design de nossas casas.
E a cozinha é um espaço no qual não devemos nos dar ao luxo de ter pouca iluminação, porque nela usamos utensílios afiados e perigosos.
Temos que considerar uma boa iluminação geral, que evita sombras dentro do espaço de trabalho e reforçada por iluminação específica para cada tarefa.
O habitual é reforçar na área de preparação de alimentos, bem como nas áreas que usamos em nossas cozinhas para desfrutar de nosso café da manhã ou refeições.
Procurando um apartamento na praia? Não deixe de ver as opções disponíveis em Balneário Piçarras!
3. Não se esqueça de uma boa ventilação
Tanto o uso de um bom exaustor quanto o design da cozinha com boa ventilação natural devem ser essenciais no espaço gourmet.
Da mesma forma, estude bem as alturas de colocação deles para poder desfrutar de cozinhas mais limpas e agradáveis.
4. Não se esqueça do espaço de armazenamento
Em nossas cozinhas, geralmente armazenamos muitos pertences, utensílios, comida…
E não só isso, mas muitas vezes tudo relacionado à limpeza da casa também está dentro da cozinha, é por isso que precisamos de uma grande quantidade de espaço de armazenamento e também tem que ser acessível.
Muitas vezes nos deparamos com casas que ignoram esse espaço para alcançar um design mais “atraente” e isso é apenas algo que devemos evitar.
5. Não ignore a área de trabalho na bancada
Muitas vezes encontramos cozinhas que não têm um comprimento adequado para a superfície de trabalho. Todas as atividades que realizamos na cozinha exigem uma bancada, por isso é conveniente adaptar essa necessidade à nossa cozinha.
Para isso, podemos usar ilhas ou desenvolver cozinhas em forma de L ou U. É importante não esquecer de ter uma grande área de bancada em nossas cozinhas, especialmente perto da pia e do próprio fogão.
6. Não se engane ao escolher uma ilha
Elas estão na moda e sabemos, elas são um elemento de design fantástico, mas em muitas ocasiões insistir em colocar uma ilha em nossa cozinha, ou uma localização ruim dentro dela, pode ser uma escolha desastrosa.
Se não tivermos uma cozinha de tamanho adequado, uma ilha pode dificultar o desenvolvimento de um bom triângulo de trabalho, como falei no primeiro ponto, ou nos fará ter uma capacidade de armazenamento menor.
É importante determinar se escolher ou não uma ilha pode ser uma decisão sábia.
7. Não se esqueça de proteger as paredes
Seja por orçamento ou por razões estéticas, a proteção adequada das paredes verticais de nossas cozinhas é frequentemente renunciada, especialmente nas áreas de incêndio ou pia.
Para isso, recomendo usar um bom azulejo ou dobrar a bancada da cozinha nas paredes, sendo esta opção economicamente mais cara e, portanto, só precisa ser usada pontualmente.
Também podemos usar revestimentos vítreos ou de pedra, desde que não tenham poros abertos.
8. Não se esqueça do espaço para o lixo
Seja no espaço sob a pia ou em uma peça de mobiliário separada, podemos recorrer à escolha de uma grande variedade de baldes para reciclagem de lixo.
Hoje há um grande número de contêineres no mercado que permitem uma classificação fácil dos diferentes tipos de resíduos que geramos.
9. Não peque sobre moda
Embora não deva ser tratado como um grande erro, se for conveniente levar em conta que o mercado é um pouco volátil em termos de tendências e, embora hoje uma cor ou design esteja especialmente na moda, ele pode ter uma vida muito curta e fazer com que nosso investimento não tenha sido a melhor opção.
Não é apenas uma questão de cores, mas também de utensílios de cozinha que aparecem em todas as revistas hoje e que podem não ser de utilidade especial para nós.
Por isso, é melhor atender as suas necessidades para evitar investimentos absurdos.
10. Não cometa o erro de não ter profissionais
Assumir um projeto de design por conta própria é um erro comum.
Quando você tem um Arquiteto Profissional, isso significará não apenas grandes economias dentro da obra a ser realizada, mas também poderá contar com um olhar profissional e experiente, visando sempre o melhor design.
Gostou de saber mais sobre como montar um espaço gourmet no apartamento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
- Artigo Anterior Apartamentos à venda em Penha SC: 10 vantagens de comprar o seu
- Próximo Artigo Apartamento na planta: 10 motivos para você investir em um