Com a chegada da época mais fria do ano, precisamos tomar alguns cuidados especiais que não se limitam apenas aos cuidados com a saúde mas também com a nossa casa. Nesse sentido, muitos podem se perguntar afinal, como cuidar do seu imóvel no inverno? Felizmente com dicas simples é possível cuidar melhor do imóvel o que reflete diretamente na nossa saúde.
Há alguns cuidados que devem ser incorporados a sua rotina especialmente se você tem filhos pequenos para evitar dores de cabeça com complicações respiratórias.
Com a chegada do inverno e em especial das baixas temperaturas assim como do tempo com maior umidade, há chances maiores da proliferação de bactérias e a manifestação de gripes, alergias e resfriados.
Felizmente, com dicas simples é possível prevenir tais ocorrências, por isso reunimos aqui dicas especiais de como cuidar do seu imóvel no inverno.
Como cuidar do seu imóvel no inverno?
Mantenha o ambiente arejado
Uma reação praticamente comum nessa época é manter tudo fechado, especialmente para conter o vento gelado. Mas isso não é nenhum pouco indicado. Apesar do inverno trazer a vontade de deixar tudo fechado o maior tempo possível você não deve fazer isso. Mantenha as janelas abertas e o vento circulando sobretudo na parte da manhã ou da tarde espeficiamente.
Deixe o ar circular. Evitar a livre circulação de ar pode aumentar consideravelmente a proliferação de bactérias, fungos, mofos e outros agentes infecciosos. Tal cenário se torna perfeito para desencadear quadros respiratórios desfavoráveis e as chances de complicações respiratórias também aumenta.
Por isso, mesmo no inverno, lembre-se de deixar a casa bem ventilada e iluminada. Dois importantes aspectos para evitar problemas respiratórios dos mais diversos.
Higienização de roupas de cama
Esse é outro cuidado que deve estar presente durante o inverno, a higienização das roupas de cama. Essa é uma dica válida na verdade para todo e qualquer item de inverno mais pesado que fica guardado o ano todo, como edredons, cachecóis, casacos mais densos, etc.
Antes de efetivamente pegar e utilzá-los é preciso que você tome alguns cuidados adicionais para evitar que contenham mofo ou poeira. Apesar do foco ser especialmente nessas roupas guardadas há muito tempo, tenha atenção para garantir que tudo esteja devidamente arejado, limpo e livre de mofo, fungos ou bactérias.
O fato é que as roupas que ficam guardadas acumulam mofo, poeira, pelo e até mesmo alguns fungos dependendo especialmente da umidade do seu apartamento ou casa.
Dessa forma, essa dica vale para todas as epócas do ano e para todas as peças que ficam muito tempo guardas. Os raios solares são um trunfo especial para combater fungos e correlatos que possam estar na sua peça. Assim sendo, se utilize dos raios de sol após a lavagem das peças. Isso vai ajudar sistematicamente na eliminação de quaisquer coisas presentes no tecido.
Poder colocar o colchão e os travesseiros no sol também ajuda a manter tudo bem arejado.
Aspirador e panos úmidos são indicados
Essa é uma dica importante especialmente para quem já sofre com problemas respiratórios.
Nessa época do ano estamos mais propensos a desenvolver diversos tipos de alergia e manifestações de crises respiratórias devido especialmente a presença de microrganismos. Uma dica especial nesse caso é aspirar a casa uma vez que varrer pode não dar conta de eliminar todos os possíveis pontos de proliferação desses microrganismos.
A dica também vale para quem se utiliza do espanador. Uma vez que ao realizar o processo de espanar os móveis você não está eliminando a sujeira, apenas mudando-a de lugar, para um local que não esteja vendo. Por isso recorrer a aspirar os móveis e o cômodo garante que você consiga eliminar todas as sujeiras.
Evite ambientes úmidos demais
O inverno traz muita umidade que se manifesta especialmente nas paredes e foros. Ambiente propício especialmente para a proliferação dentre outras coisas de mofo e fungos. Dessa forma, se você se utiliza de água para a limpeza da casa dê preferência por utilizá-la pela manhã ou ainda na parte da tarde de modo a evitar que não seja possível que o ambiente seque completamente.
Durante os dias frios e chuvosos é indicado especialmente que se evite o uso da água na limpeza, não passando pano molhado nos móveis, chão ou paredes.
É indicado especialmente que você tenha cuidado quanto aos cômodos naturalmente mais úmidos como é o caso do banheiro, por exemplo.
Dê a devida atenção a realizar uma lavagem mais pesada do box por exemplo comprando e aplicando produtos anti mofo. Isso ajuda a conter a proliferação de microorganismo.
Guarde seus livros e bichinhos de pelúcia
A concentração de poeira acaba sendo uma das principais reclamações no tocante ao inverno e as épocas mais frias do ano.
Por isso você deve se atentar não unicamente na eliminação da poeira mas também em evitar que ela se instale em objetos que são mais difíceis de limpar como é o caso dos bichinhos de pelúcia e igualmente dos livros.
A melhor dica nesse sentido consiste em guardá-los em um armário até que seja necessário utilizá-los. Isso evita que você tenha que limpá-los e isso economiza seu tempo.
Os bichinhos de pelúcia, assim como os livros, também acumulam bastante poeira e nesse sentido também acaba sendo uma excelente dica poder guardá-los em um armário até que sejam utilizados. Isso evita que você tenha que limpá-los.
Mesmo mantendo estes itens no armário fechado é importante que ele seja aberto por vezes para que o ar ventile de modo que estejam igualmente arejados.
Quer agendar sua visita em uma Imobiliária em Piçarras e conhecer mais sobre os lançamentos da cidade?
Eu Rafael Cassio, Consultor de Imobiliário estou disponível para lhe receber, e prestar nosso melhor atendimento, localizado em Balneário Piçarras, Santa Catarina. Tem o DNA do atendimento diferenciado.
Quer comprar ou vender um imóvel? Entre em contato direto pelo WhatsApp e venha tomar um cafezinho comigo!
Rafael Cassio. Sua Imobiliária em Piçarras!