A maioria das pessoas sonha em ter um imóvel próprio, seja uma casa ou um apartamento, e muitas trabalham durante toda a vida para realizar esse desejo de morar em um lugar que vai ser sempre seu. Contudo, para assinar o contrato e fazer a mudança, é preciso ficar atento a alguns detalhes, ainda mais se você está em busca de um desconto na hora de comprar o imóvel.
Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma família e exige planejamento financeiro para iniciar esse processo. Além disso, é sempre bom estar por dentro do que acontece no mercado imobiliário, acompanhar site de cupons na hora de mobiliar o lar, falar diretamente com uma corretora de imóveis, entre outros. Agora, se você quer comprar um imóvel com o maior desconto possível, existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer um bom negócio.
Você confere abaixo dicas que vão te ajudar a negociar o imóvel próprio da melhor maneira possível e a avaliar se determinado lugar realmente vale a pena.
Analise os motivos da venda
Antes de assinar o contrato de compra do imóvel, é interessante entender o motivo pelo qual ele está à venda. Por isso, é importante manter contato com o vendedor e questioná-lo. Entenda há quanto tempo aquela casa está disponível para compra e qual o principal motivo — se o proprietário está vendendo porque precisa do dinheiro, é provável que ele esteja mais aberto a negociações. Além disso, certifique-se de que o imóvel está realmente em boas condições, pois, em alguns casos, ele pode ter sido colocado à venda por estar em mal-estado, e pagar pelas reformas necessárias custaria muito caro. E fique ligado caso pareça um golpe.
Faça uma vistoria completa do imóvel
Para saber se o valor pedido pelo imóvel é justo, você deve fazer uma vistoria completa e analisar toda a infraestrutura do lugar onde está localizado, principalmente se for uma casa. Verifique cada detalhe do espaço à procura de possíveis problemas que podem se tornar inconvenientes caso você conclua a compra — alguns, inclusive, fazem com que valor do imóvel fique mais baixo, mas para isso, é necessário ter um olhar minucioso. Em casos em que o lugar esteja necessitando de reformas muito grandes, você pode exigir um desconto de 5%, mas pode chegar a 15%, a depender do nível da reforma.
Pesquise o preço de imóveis vizinhos
Se você gostou do bairro, mas está achando o valor do imóvel muito alto, uma dica é pesquisar os preços dos imóveis que ficam no entorno daquele, já que esses costumam variar de acordo com a localização. Liste tudo que você deseja em um imóvel e faça uma busca para ter mais opções no bairro em que deseja morar. Isso vai te ajudar a não cair em golpes (alguns vendedores podem alegar que o imóvel é o mais barato da região, para fazer com que o interessado não procure por outros na mesma região).
Faça o pagamento à vista
É importante ressaltar que, para fazer o pagamento à vista, você deve primeiramente saber se o valor está dentro do seu orçamento — caso não esteja, a melhor forma de realizar a compra de um imóvel é dar uma entrada e parcelar o restante do valor. Caso você tenha o valor do imóvel, a melhor opção é fazer o pagamento à vista, pois isso faz com que o seu poder de barganha aumente na hora da negociação e você consiga mais desconto. Além disso, pagar à vista é muito mais fácil e menos burocrático, tanto para o comprador quanto para o vendedor do imóvel.