No Brasil, a ideia de investir em imóveis continua sendo o sonho de muita gente, especialmente quem busca segurança e bons retornos, sendo este um dos mais tradicionais e antigos investimentos do mundo.
No país, as cidades litorâneas são bem povoadas e concentram a maior parte da população brasileira. Algumas das cidades mais populosas do país estão no litoral, o que é estratégico para quem quer investir em imóveis, já que elas têm interesse em alugar durante o ano inteiro. Veja essa tendência do mercado imobiliário para começar a procurar um apartamento em Balneário Camboriú ou em outras cidades litorâneas.
Fatores de atração para o litoral
O litoral brasileiro oferece muitas vantagens para seus moradores. Além da beleza de praias e a oportunidade de ter mais contato com a natureza no cotidiano, essas cidades costumam oferecer mais infraestrutura em comparação a várias cidades localizadas no interior do país.
Alguns demonstrativos dessa infraestrutura são: rede pública e privada de saúde, escolas, faculdades, meios de transporte variados, acesso à cultura e às opções de lazer, sedes de empresas, entre outros exemplos. Por isso, investir em imóveis no litoral acaba sendo mais estratégico, já que essas cidades oferecem vários atrativos e mais infraestrutura.
Cidades mais procuradas
Algumas cidades litorâneas estão em alta no mercado imobiliário. Um exemplo é Balneário Camboriú, há anos uma das cidades catarinenses mais consagradas, especialmente para quem busca comprar apartamento. Em abril de 2022, essa era a cidade que apresentava maior valorização imobiliária do país, de acordo com dados do FipeZap.
Outro exemplo é João Pessoa, na Paraíba, que tem sido alvo do interesse do capital externo. Outro fator relevante é o intenso desenvolvimento industrial que tem sido visto na cidade, o que atrai mais empresas e pessoas em busca de emprego.
No sudeste, Niterói é um exemplo para muitas outras cidades, pois se desenvolveu com planejamento sustentável e de longo prazo. Essa cidade é famosa por reunir beleza, segurança e qualidade de vida, além de sediar boas universidades e apresentar boa infraestrutura urbana e forte setor empresarial.
Por fim, Natal (capital do Rio Grande do Norte) também tem sido alvo do mercado imobiliário. Com ótimas instituições de ensino universitário, a cidade oferece praias paradisíacas e IDHM razoável. Em bairros nobres, é cada vez mais comum ter condomínios de alto padrão.
Cenário econômico
O mercado imobiliário é um dos setores mais diretamente impactados pelo cenário econômico. Com a queda nas taxas de juros registrada no último ano no Brasil (influenciadas especialmente pela taxa Selic), o crédito imobiliário se torna mais acessível, o que estimula a demanda por imóveis.
Outra grande mudança se refere aos padrões de consumo. Os compradores estão cada vez mais interessados em imóveis que garantam praticidade, funcionalidade e com excelente localização conveniente (fácil acesso a diferentes pontos estratégicos e bastante variedade de comércios).
Cresce também a busca por propriedades com áreas de lazer e serviços integrados — alta registrada com mais intensidade desde o início da pandemia. A tecnologia tem desempenhado papel fundamental, já que através de ferramentas como realidade virtual, tours 360°, é possível simplificar o processo de compra e venda de imóveis.
É importante sempre lembrar que o mercado imobiliário é dinâmico e é diretamente impactado por vários fatores que interferem no cenário econômico. Além dos mencionados anteriormente, é preciso considerar políticas públicas adotadas e eventos internacionais. Por isso, é fundamental buscar orientação especializada, a fim de conhecer esses fatores e a flutuação do mercado imobiliário antes de decidir investir no setor imobiliário.
- Artigo Anterior Vale a pena antecipar as parcelas do financiamento imobiliário?
- Próximo Artigo Apartamentos de luxo em Piçarras: onde encontrar