O uso de peças antigas na decoração nunca sai de moda, mas também não faz o estilo de todas as pessoas. Esses itens trazem um charme diferenciado para o décor e podem ser espalhados pelos cômodos, mesclados com móveis e objetos de decoração mais contemporâneos ou podem ser usados em um cantinho vintage. É sobre essa segunda opção que falaremos aqui. Confira!
Como reformar peças antigas para usar na decoração
Achar peças antigas que combinam com o seu estilo e o seu gosto para decoração é sempre muito legal, mas às vezes essas peças não estão no seu melhor estado — o que é compreensível, considerando que são itens com muitos anos e possivelmente muito uso.
Enquanto, em muitos casos, a tinta acrílica é a mais indicada, como por exemplo para pintar em alvenaria, para reformar o móvel antigo o produto mais indicado é a tinta esmalte. Esse tipo de tinta dá uma cara mais atual ao pintá-lo em cores vivas. Caso não queira pintar, você pode só lixar e envernizar o móvel. Se quiser algo mais diferente, há a técnica da pátina, que dá um acabamento com visual mais envelhecido e desgastado para os móveis. Para quem gosta de ousar, existem também as opções de stencils e decoupage, que podem transformar — e muito — o visual das peças.
Você pode também procurar um profissional ou empresa especializada em restauração ou reforma de imóveis, caso não seja uma pessoa muito afeita ao DIY, que em português significa “faça você mesmo”.
Como criar um cantinho vintage na sua casa
Para ter um cantinho vintage em casa, você não precisa de muito. Com alguns poucos itens, já é possível ter um cantinho superaconchegante e cheio de charme.
Cantinho vintage pequeno
Se você não tem muito espaço ou mesmo se não tem ainda muitas peças antigas, saiba que é possível organizar um cantinho vintage pequeno. Por exemplo, você pode aproveitar uma parte da sua sala de TV ou de estar para colocar uma mesinha de canto antiga com uma vitrola, sua coleção de discos e um abajur vintage. Só esses itens já podem transformar o visual da sua sala!
Outra opção legal é colocar uma prateleira e, sobre ela, expor objetos antigos, sejam eles quadros, action figures, garrafas antigas, copos, taças, máquinas de escrever, luminárias… Enfim, organizando bem, esses itens reunidos sobre uma prateleira podem dar aquele toque de charme extra que estava faltando no seu décor.
Falando das garrafas antigas, copos e taças, uma outra possibilidade pode ser fazer um cantinho vintage estilo bar em casa em Piçarras. Para isso, você pode usar uma mesinha ou um móvel como um buffet e colocar sobre ele uma bandeja antiga com bebidas, copos e taças. Além de ser uma adição superinteressante para a decoração, o bar, assim como o cantinho musical com a vitrola, é também útil, pois pode ser usado no cotidiano.
Cantinho vintage maior
Todas as dicas que demos no tópico anterior podem também ser aproveitadas em um cantinho vintage maior. Só que, com mais espaço, você pode começar a investir em itens maiores, como sofás, poltronas, estantes, cristaleiras, espelhos, entre muitas outras opções.
Você pode escolher se ater a peças vintage de uma única era ou misturar móveis e objetos decorativos de várias décadas. E não existe certo nem errado, viu? Vai realmente de acordo com o seu gosto pessoal e as suas preferências.
Independentemente do espaço disponível, você pode fazer o seu cantinho vintage. E, claro, pode também ir fazendo isso aos poucos, garimpando as peças e, ao longo do tempo, reunindo-as em um cantinho da sua casa.