Escolher um imóvel para comprar ou alugar é uma tarefa que exige atenção e cuidado com relação a uma série de detalhes. Além da localização e das questões logísticas, você precisa saber analisar o tamanho dos quartos e verificar se eles têm espaço para um guarda-roupa casal, uma cama e os móveis que você pretende colocar.
Muitas pessoas acabam escolhendo um imóvel levando em consideração apenas aspectos imobiliários, como o valor da locação, a localização do prédio, a vizinhança e o acesso a serviços e comércios.
Porém, tão importante quanto isso, é avaliar os espaços internos, a funcionalidade, a circulação de ar, a iluminação e as divisórias. Essas questões vão fazer toda a diferença na hora de comprar ou alugar os móveis.
Conheça as suas necessidades
A primeira dica é sempre levar em consideração as suas necessidades. Se você for morar sozinho, a escolha fica mais simples. Porém, para quem vai morar com um companheiro ou uma família com filhos, as necessidades são diferentes.
O apartamento em Piçrras ou casa deve ter uma quantidade de cômodos que atenda às suas necessidades, com espaços bem divididos. Por isso, para avaliar bem o imóvel, é preciso saber exatamente o que você está procurando.
Um casal, por exemplo, precisa escolher um cômodo espaçoso no qual caiba uma cama e um guarda-roupas de casal, além de mesas de apoio e um armário adicional, que pode ser usado para colocar calçados ou outros objetos pessoais.
Pense na rotina
Se você estiver em dúvida com relação às suas necessidades de moradia, uma boa dica é pensar em como funciona a sua rotina. Analise suas atividades corriqueiras, a quantidade de roupas que você tem e qual seria a infraestrutura mais adequada para atendê-lo.
Por exemplo, se você tem muitos calçados, talvez seja necessário comprar uma sapateira adicional, que poderá ser colocada no quarto do casal ou em outro espaço da casa.
A mesa de cabeceira é outro móvel versátil, que pode ser extremamente útil para algumas pessoas, e, ao mesmo tempo, desnecessário para outras. Quem gosta de ler antes de dormir ou sempre deixa uma garrafa de água do lado da cama, precisa considerar a aquisição desse tipo de móvel.
Considere a funcionalidade dos espaços
Quando você vai visitar um imóvel novo, sem mobília, é comum ter uma certa dificuldade de visualizar como os espaços ficariam com a colocação dos móveis. Nesse caso, funcionalidade e mobilidade são mais importantes que o tamanho.
Muitas vezes, os cômodos grandes são mais difíceis de serem mobiliados do que os cômodos pequenos.
Dessa forma, projete mentalmente a posição em que você vai colocar os móveis e avalie se haverá espaço útil para circulação. O espaço precisa ser preenchido sem que se perca a funcionalidade.
Quando se fala em funcionalidade, não podemos deixar de mencionar o bem-estar. Nesse aspecto, a iluminação natural e a circulação de ar são dois pontos superimportantes. Por isso, dê preferência para imóveis que:
- recebam iluminação solar direta;
- tenham janelas em todos os cômodos, inclusive nos banheiros;
- não tenham pontos de umidade muito elevados.
A umidade pode se tornar um problema grave em uma casa, afetando a durabilidade de móveis e aumentando a demanda de manutenções.
Escolha móveis duráveis e de qualidade
Ao escolher os móveis da sua casa, dê preferência para peças duráveis e de qualidade superior. As peças soltas — móveis não planejados — são alternativas mais versáteis que trazem liberdade, especialmente para quem mora de aluguel.
Além disso, com móveis que não são fixos, você pode fazer mudanças nos cômodos, inclusive reformas, sem grandes preocupações.
Para acertar na escolha, dê preferência para fornecedores conhecidos e que ofereçam todo o atendimento e suporte necessários. Para mais dicas como estas, acompanhe o blog da Imobiliária em Piçarras Rafael Cassio e saiba mais!