De modo geral, fazer uma mudança requer doses extras de paciência, pois é um momento que envolve a separação de objetos e móveis, o cuidado na embalagem de cada item e o meio de transporte encarregado de levá-los rumo ao novo lar.
Porém, quem tem um animal de estimação em casa precisa adotar uma postura ainda mais cautelosa. Cães e gatos são animais territorialistas e podem se sentir ameaçados com toda essa movimentação. Isso quer dizer que não se trata apenas de carregar a cama do pet para o novo lar, mas fazer uma adaptação completa.
Uma possibilidade é levar o seu companheiro de quatro patas para conhecer aonde vocês vão morar antes de fazer a mudança propriamente. Essa é apenas uma das várias dicas que vão ajudar você a manter esse momento mais calmo e tranquilo tanto para você quanto para o seu pet.
Cuidados antes da mudança
Mantenha a rotina do animal
Antes de mais nada, é importante que até que a mudança seja realizada por inteiro, a rotina do seu cão ou gato seja devidamente mantida. Isso significa manter os horários de alimentação, brincadeiras, passeios e demais atividades realizadas com ele ao longo do dia. Assim, você evita que ele fique estressado.
Não lave os objetos dos pets
É bastante comum que antes de guardar os objetos do seu pet na sacola ou caixa que serão levadas para o novo lar, você os lave. Só que isso só vai gerar transtorno, já que os animais deixam seu cheiro no comedouro, cama, brinquedos e mantas. Deixe para higienizar esses itens apenas quando já estiver na outra casa.
Leve o pet para conhecer a nova casa
Como já mencionamos, levar o seu bichinho para conhecer o novo lar é uma ótima ideia para ajudar nesse processo de mudança. Deixe-o farejar todos os espaços e cômodos para que, pouco a pouco, ele vá se familiarizando com o ambiente. Se achar interessante, leve algum brinquedo ou objeto com seu cheiro.
Cuidados durante a mudança
Afaste o animal da movimentação
Na hora da mudança, a recomendação é que o animal não esteja presente. Em se tratando de cães, você pode deixá-los na casa de algum parente ou amigo próximo, ou até mesmo em um hotel para bichos. Já os gatos podem ficar presos em um cômodo, de modo a evitar possíveis fugas.
Guarde os objetos dele por último
Outro cuidado importante é o de deixar o armazenamento dos objetos do seu cão ou gato para o final: cama, caixa de areia, tigelas, brinquedos, etc. Ter a presença desses itens até que a mudança seja finalmente terminada ajuda a manter a sensação de segurança entre os pets.
Atenção ao transporte do animal
Lembre-se de ter cuidado no momento de transportar o animal para a nova casa em Piçarras, ou em outra localidade. A recomendação é usar gaiolas ou caixas específicas que, por sua vez, devem ser ventiladas e com o tamanho adequado ao seu cachorro ou gato.
Cuidados após a mudança
Leve o pet para o novo lar
Depois de ter levado todos os itens da mudança, você poderá, enfim, levar o seu bichinho de estimação. Antes disso, deixe separado o espaço onde ele vai ficar e coloque os seus brinquedos e cama, para que ele consiga se sentir um pouco mais em casa.
Cuidado extra com os felinos
Ao contrário dos cães, os gatos tendem a ter mais dificuldade na adaptação a um novo ambiente. Portanto, deixe que ele faça o reconhecimento do local de modo gradativo. Você pode deixá-lo entrando em um cômodo por vez, mostrando onde vai ficar a caixa de areia e, se necessário, aplicando feromônios para acalmá-lo.
Observe o comportamento do animal
Por fim, é preciso observar como o seu pet estará depois da mudança. Caso ele apresente alguma alteração significativa no comportamento mesmo após passados alguns dias, como agressividade, latidos constantes e até falta de apetite, leve-o ao veterinário.
Rafael Cassio. Sua imobiliária em Piçarras e região.
- Artigo Anterior Vale a pena antecipar as parcelas do financiamento imobiliário?
- Próximo Artigo Apartamentos de luxo em Piçarras: onde encontrar