Dicas para fazer a mudança de casa com um animal de estimação
Rafael Cassio

De modo geral, fazer uma mudança requer doses extras de paciência, pois é um momento que envolve a separação de objetos e móveis, o cuidado na embalagem de cada item e o meio de transporte encarregado de levá-los rumo ao novo lar.

Porém, quem tem um animal de estimação em casa precisa adotar uma postura ainda mais cautelosa. Cães e gatos são animais territorialistas e podem se sentir ameaçados com toda essa movimentação. Isso quer dizer que não se trata apenas de carregar a cama do pet para o novo lar, mas fazer uma adaptação completa.

Uma possibilidade é levar o seu companheiro de quatro patas para conhecer aonde vocês vão morar antes de fazer a mudança propriamente. Essa é apenas uma das várias dicas que vão ajudar você a manter esse momento mais calmo e tranquilo tanto para você quanto para o seu pet.

Cuidados antes da mudança

Mantenha a rotina do animal

Antes de mais nada, é importante que até que a mudança seja realizada por inteiro, a rotina do seu cão ou gato seja devidamente mantida. Isso significa manter os horários de alimentação, brincadeiras, passeios e demais atividades realizadas com ele ao longo do dia. Assim, você evita que ele fique estressado.

Não lave os objetos dos pets

É bastante comum que antes de guardar os objetos do seu pet na sacola ou caixa que serão levadas para o novo lar, você os lave. Só que isso só vai gerar transtorno, já que os animais deixam seu cheiro no comedouro, cama, brinquedos e mantas. Deixe para higienizar esses itens apenas quando já estiver na outra casa.

Leve o pet para conhecer a nova casa

Como já mencionamos, levar o seu bichinho para conhecer o novo lar é uma ótima ideia para ajudar nesse processo de mudança. Deixe-o farejar todos os espaços e cômodos para que, pouco a pouco, ele vá se familiarizando com o ambiente. Se achar interessante, leve algum brinquedo ou objeto com seu cheiro.

Cuidados durante a mudança

Afaste o animal da movimentação

Na hora da mudança, a recomendação é que o animal não esteja presente. Em se tratando de cães, você pode deixá-los na casa de algum parente ou amigo próximo, ou até mesmo em um hotel para bichos. Já os gatos podem ficar presos em um cômodo, de modo a evitar possíveis fugas.

Guarde os objetos dele por último

Outro cuidado importante é o de deixar o armazenamento dos objetos do seu cão ou gato para o final: cama, caixa de areia, tigelas, brinquedos, etc. Ter a presença desses itens até que a mudança seja finalmente terminada ajuda a manter a sensação de segurança entre os pets.

Atenção ao transporte do animal

Lembre-se de ter cuidado no momento de transportar o animal para a nova casa em Piçarras, ou em outra localidade. A recomendação é usar gaiolas ou caixas específicas que, por sua vez, devem ser ventiladas e com o tamanho adequado ao seu cachorro ou gato.

Cuidados após a mudança

Leve o pet para o novo lar

Depois de ter levado todos os itens da mudança, você poderá, enfim, levar o seu bichinho de estimação. Antes disso, deixe separado o espaço onde ele vai ficar e coloque os seus brinquedos e cama, para que ele consiga se sentir um pouco mais em casa.

Cuidado extra com os felinos

Ao contrário dos cães, os gatos tendem a ter mais dificuldade na adaptação a um novo ambiente. Portanto, deixe que ele faça o reconhecimento do local de modo gradativo. Você pode deixá-lo entrando em um cômodo por vez, mostrando onde vai ficar a caixa de areia e, se necessário, aplicando feromônios para acalmá-lo.

Observe o comportamento do animal

Por fim, é preciso observar como o seu pet estará depois da mudança. Caso ele apresente alguma alteração significativa no comportamento mesmo após passados alguns dias, como agressividade, latidos constantes e até falta de apetite, leve-o ao veterinário.

 

Rafael Cassio. Sua imobiliária em Piçarras e região.

Rafael Cassio

Presente no mercado imobiliário em Balneário Piçarras desde 2011, sempre oferecendo as melhores opções para compra de imóveis, seja para investimento em lançamentos ou terreno até nos imóveis prontos que a cidade já possui.