Muitas pessoas sonham em sair do aluguel e ter a possibilidade de comprar a sua casa própria. Uma ótima alternativa para a realização desse sonho é usar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Mas para a utilização desse recurso, são necessários cumprir algumas regras, pois, esse benefício só pode ser retirado pelo trabalhador em casos específicos.
Saiba agora como usar o FGTS para financiamento de imóveis e diga adeus ao aluguel.
Quem pode usar o FGTS para financiamento de imóveis?
Qualquer trabalhador contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT tem direito ao FGTS para financiamento de imóvel. Esse saldo disponível na conta, consiste a 8% do salário mensal do trabalhador e é de obrigação do empregador, depositar em uma conta vinculada ao fundo.
O recuso do FGTS pode ser utilizado apenas para a compra de imóveis?
Não, o saldo da conta vinculado ao FGTS pode ser utilizado em três possibilidades.
- Para comprar ou construir imóvel para moradia, como valor total ou parte do pagamento;
- Para abatimento ou liquidação do saldo devedor;
- Para pagamento de parte do valor das parcelas, podendo utilizar o recurso para diminuir o valor das prestações.
Quando pode sacar o benefício do FGTS?
O valor do benefício do FGTS somente pode ser sacado pelo trabalhador nas seguintes circunstancias:
- No caso de demissão sem justa causa;
- No caso de término de contrato por tempo determinado
- Rescisão do contrato por extinção da empresa
- Aposentadoria
- Falecimento do trabalhador
- Idade igual ou superior a 70 anos
- Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente)
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente)
- Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente)
- Aquisição de casa própria, liquidação, abatimento de dívida ou para efetuar o pagamento de parte das parcelas do financiamento habitacional
Existem outras situações onde o titular da conta pode realizar o saque do benefício. Para mais informações acesse o site da Caixa Econômica Federal e esclareça as suas dúvidas.
Regras para usar o FGTS para financiamento de imóveis
Para utilizar do recurso do FGTS para financiamento de imóveis, é necessário está atento as seguintes regras:
Regra 1 – O primeiro imóvel
O benefício desse recurso só poderá ser usado para adquirir o seu primeiro imóvel, mesmo que você já possua um outro imóvel e esse ainda se encontre em estágio de construção, neste caso, seu requerimento será negado. Embora, em algumas situações é permitido utilizar esse recurso se o imóvel que você possua seja em outro estado.
Regra 2 – Localidade do imóvel
Para utilizar desse benefício, o imóvel que você deseja comprar deverá estar na mesma região que reside ou na qual você trabalhe.
Regra 3 – Usar o FGTS para construção do imóvel
Para quem deseja usar o benefício do FGTS para a construção do imóvel, saiba que o mesmo deve estar incluído em uma dessas 3 categorias: estar em um consórcio, em uma cooperativa, ou se ele for financiado com a própria incorporadora.
Regra 4 – Para quitar dívidas
É possível quitar até 80% das próximas 12 parcelas usando o recurso do fundo. Somente se o imóvel escolhido esteja inserido nas condições específicas do fundo.
Regra 5 – Valor do imóvel
Pelas atuais regras para o uso do benefício do FGTS para a compra do seu imóvel, a propriedade escolhida deve estar inserida nas condições do Sistema Financeiro da Habitação – SFH e o seu valor de compra deve ser de até R$ 650 mil para o Estado de Santa Catarina.
Regra 6 – Esteja atento
Para utilizar o benefício para quitar as últimas parcelas do financiamento imobiliário, esteja atento, pois somente será possível se o imóvel estiver no nome do titular da conta do benefício.
O primeiro passo para sacar o benefício do FGTS é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal, levando todos os documentos que correspondem a sua situação e a sua carteira profissional. Caso você já esteja fazendo um financiamento imobiliário, é necessário comparecer na agencia com o contrato e também com os comprovantes dos pagamentos das últimas parcelas.
Utilizar do valor do benefício do FGTS para a compra da sua casa, é uma ótima opção, já que seu reajuste não acompanha o rendimento da poupança e muito menos o da inflação. Por outro lado, a compra de um imóvel é uma ótima maneira de fazer esse capital render, já que se tende a se valorizar bastante. Então, o FGTS que não tem um percentual alto de valorização acaba ganhando uma supervalorização com a correção do imóvel, que é mais alta e segue a tendência de mercado.
Ficou com alguma dúvida sobre como conseguir utilizar o FGTS para Financiamento de Imóveis? Deixe sua dúvida logo abaixo e vamos conversar para você sair do aluguel e realizar o seu maior sonho.
- Artigo Anterior Apartamentos à venda em Penha SC: 10 vantagens de comprar o seu
- Próximo Artigo Apartamento na planta: 10 motivos para você investir em um