Quando falamos em empreendimento imobiliários, principalmente condomínios de prédios, pensamos em diversos detalhes antes de adquirir o imóvel. Quanto metros quadrados o apartamento possui, em qual andar estará localizado meu apartamento, se possui elevadores, vagas de garagem…
Tudo isso deve ser sempre levado em consideração, mas um dos fatores que algumas vezes pode passar despercebido é a questão da utilização ou não de síndicos profissionais.
Essa é uma informação crucial na hora de procurar um imóvel para comprar. Hoje, existem empresas especializadas em administração de condomínios, principalmente quando falamos de prédios onde um número muito maior de pessoas vivem e compartilham os espaços todos os dias.
Mas antes de falarmos mais sobre os síndicos profissionais, vamos explorar mais afundo o que essa profissão tem como principais atribuições durante a sua jornada de trabalho.
O que faz um síndico?
O síndico é o principal representante do condomínio, será ele o responsável por atuar na defesa dos direitos e também dos deveres de todos os moradores. Esse á principal atribuição de uma pessoa que atua como síndica.
Mas a atuação vai muito além disso. Confira a lista de atribuições e responsabilidade que a profissão apresenta:
- Questões de segurança e vigilância do condomínio, auxiliando os profissionais capacitados nessa área
- Gerenciar todos os funcionários que trabalham dentro do condomínio como porteiros, faxineiros, zeladores e entre outros.
- Selecionar empresas para realização de trabalhos internos do prédio.
- Convocar e liderar assembleias entre todos os condôminos
- Estar sempre a frente dos problemas que podem vir a atingir os moradores ou o patrimônio do prédio
- Desenvolver a previsão orçamentária de cada período, podendo variar de semana, mensal, trimestral,etc…
- Fazer cobranças devidas os moradores que estão em dívidas com o condomínio
- Administrar toda a documentação dos moradores e também do condomínio
Essas são as atribuições mais comuns que estão presentes no dia a dia de todos os síndicos. Isso pode variar bastante de um condomínio para outro, mas, sempre será uma quantidade maior ou igual a essa lista que passamos.
É por esse motivo e também pela grande variedade de coisas que são necessárias que sejam tratadas que uma administradora que trabalhe com síndico profissional é extremamente necessária.
Vamos trazer um pouco mais para nossa realidade e entender melhor como esse é um trabalho complicado. Basta apenas imaginar que todas essas atribuições foram atribuídas a você.
Ou seja, você tem que conciliar a sua rotina no dia a dia e com todas essas obrigações da gestão de condomínios. Com certeza irão ocorrer falhas, principalmente por você nunca ter tido contato com esses assuntos anteriormente.
Isso é exatamente o que ocorre em condomínios mais antigos onde “pessoas normais” acabam se tornando síndicos da noite para o dia e deve encontrar soluções para os problemas que sempre surgem.
Leia também: Terrenos em Gaspar, Escolha a Localização Ideal Para Seu Projeto!
O que faz uma administradora profissional?
O síndico profissional é capaz de resolver todos esses problemas de forma muito mais fácil e rápida. Outra coisa que diminui bastante quando falamos de administração profissional dentro de condomínios é a indisposição com moradores.
Muitas vezes algumas pequenas brigas podem ocorrer no dia a dia do prédio, isso acaba prejudicando a boa convivência de todos e a política de boa vizinhando acaba indo por água abaixo.
O síndico profissional nem mesmo vive neste prédio, ele é apenas um contratado que aparece no local apenas para a resolução de um determinado problema, seja ele qual for. Isso diminui de forma significante os atritos entre as pessoas.
Existem, é claro, exceções a essa regra, que são pessoas que se tornaram síndicas e desempenham um papel muito importante dentro daquele ambiente. Muitas vezes, condomínios menores são mais fáceis de serem geridos, facilitando bastante o dia a dia.
Conclusão
A convivência social não é fácil, existem diferentes tipos de pessoas, vindas de lugares distintos com gostos diferentes e culturas que variam bastante, por isso, quanto melhor for a administração deste ambiente, menores serão as chances de existirem problemas entre os moradores.
O papel do síndico, principalmente nos dias onde os prédios estão se proliferando cada vez mais e a as pessoas migram cada vez mais para cidades, é de vital importância. Todos os problemas precisaram ser selecionados o mais rápido possível.
As administradoras profissionais já estão trabalhando a bastante tempo neste nicho de mercado, por isso, já conhecem os problemas mais corriqueiros de um condomínio. Lidar com todos esses problemas se torna algo muito mais fácil.
Lembre-se, as pessoas que irão ser as síndicas estarão atuando em suas profissões, ou seja, são profissionais dedicados exclusivamente àqueles condomínios e respondem a seus chefes e suas empresas.
A gestão acaba se tornando muito mais profissional e os acontecimentos são tratados de maneiras racionais, deixando um pouco o lado emocional de fora quando é necessário tomar alguma decisão que não vá agradar tanto alguns moradores.
Por isso, sempre que for procurar por um novo apartamento, saiba exatamente como é feita a administração do dia a dia do prédio, isso pode fazer total diferença para sua vida!
- Artigo Anterior Vale a pena antecipar as parcelas do financiamento imobiliário?
- Próximo Artigo Apartamentos de luxo em Piçarras: onde encontrar