história de Penha-SC
Rafael Cassio

Conhecer a história de Penha-SC é muito importante para que tenhamos noção do que a cidade um dia já foi e o que ela é hoje. Essa análise histórica é muito interessante pois podemos acompanhar toda a evolução que foi realizada.

A história de Penha-SC é muito interessante e, assim como toda parte litorânea do Brasil, também é bastante antiga e remonta aos tempos de colonização do Brasil. Ou seja, essa região tem muita história para contar.

É muito importante conhecer a história de Penha-SC, quem vive na cidade hoje ou quem apenas conhece por conta de suas atrações, pode não saber exatamente o que aconteceu por ali e quais feitos históricos moldaram a cidade e sua cultura.

Por isso, essa visita ao passado se torna tão importante para todos nós.

Quer saber mais sobre a história da cidade de Penha-SC? Então acompanhe esse artigo até o final e aproveite!

História de Penha-SC

Origens

O primeiro registro histórico que temos sobre a cidade de Penha é a construção da Capela de São João Batista, em 1759, no local que leva o nome de Itapocoroy, um nome derivado do Guarani e que tem relação com “muro de pedra”.

Essas tendências de nomes indígenas acontecem por conta que onde hoje está localizada a cidade de Penha, antes era berço nativo dos índios carijós, ou seja, os primeiros moradores oficiais da região eram os homens e mulheres desta tribo tão antiga.

A colonização da cidade de Penha aconteceu durante o século XVIII devido a invasão dos espanhóis que vinham de Santa Catarina, mais precisamente de onde está localizada a cidade de Florianópolis, os portugueses que viviam por lá, tiveram que encontrar outras terras.

Assim que os portugueses chegaram, puderam observar que aquele era um local propício para pesca e também de beneficiamento baleeiro. Esse espaço, então, foi denominado de Armação Itapocoroy, que acabou se tornando sede de uma das maiores armações baleeiras da região sul do Brasil.

Essa primeira comunidade que surgiu em Itapocoroy recebeu o “status” de armação baleeira, portanto, seguindo as leis e determinações daquela época, foi considerada um empreendimento particular e não pode ser elevada a denominação de freguesia.

Essa marca durou durante todo o período que a comunidade atuou como armação baleeira.

Isso fez com que uma nova comunidade fosse criada a mais ou menos 6 quilômetros de onde estava localizada a primeira armação baleeira, foi criada por moradores deslocados de diversos núcleos de Itapocoroy.

Essa nova comunidade teve bastante progresso, por isso, foi denominada freguesia em 1839, mais precisamente no dia 23 de março. O nome que foi dado para a região foi em homenagem a Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy.

No início do século XIX, a pesca de baleia entrou em crise devido à falta de animais que ainda frequentavam a região. Por isso, a principal fonte de renda e sobrevivência da região se tornou a pesca artesanal e comércio rudimentar de subsistência.

Os primeiros dados que temos a real noção da população que vivia naquele local são número divulgados em 1840, quando apresentava 1.640 habitantes e depois apenas no século XX em 1920, onde tinha 4.830 habitantes.

Leia também: lançamentos de apartamentos no Litoral de Santa Catarina

Dias atuais

A cidade começou a crescer cada vez mais e se desenvolver, novos espaços foram sendo criados e bairros começaram a surgir, até que chegamos à estrutura que temos hoje em dia.

Foi na década de 70 que o desenvolvimento turístico da região começou a se desenvolver e ganhar corpo e até hoje essa a principal fonte de renda do município que, em altas temporadas, pode receber até 100 mil pessoas, o que fortalece bastante a economia local.

Uma nova fase de Penha-SC começou quando o maior parque temático da América Latina foi instalado na cidade. O Beto Carrero World atrai milhares de turistas para a cidade todos os anos e é fonte importante de renda para o desenvolvimento da infraestrutura de toda a região.

Penha continua em expansão e todos os dias vê surgir novos empreendimento e estabelecimentos comerciais, tudo para atender os seus moradores e também os turistas que buscam novas experiências.

Conclusão

A história de Penha-SC é bastante rica e suas influências podem ser vistas até os dias de hoje. A pesca e consumo de peixes e frutos do mar fazem parte direta do cotidiano de todos os moradores.

Essa cultura pesqueira também é responsável por atrair turistas de todas as partes do Brasil, principalmente por conta de culinárias. Os restaurantes da região são especialistas em receitas que tem os frutos do mar como principal ingredientes.

Além disso, as belezas naturais localizadas na cidade são intocadas, o que faz com que quem visite, possa sentir que está fazendo parte de história. A natureza é parte fundamental da fundação da cidade, por isso, é preservada até os dias de hoje.

Se você ficou com vontade de conhecer ainda mais sobre a cidade e a história de Penha-SC, deixo aqui o meu convite para que você venha visitar essa belíssima cidade!

 

Rafael Cassio

Presente no mercado imobiliário em Balneário Piçarras desde 2011, sempre oferecendo as melhores opções para compra de imóveis, seja para investimento em lançamentos ou terreno até nos imóveis prontos que a cidade já possui.