Como decorar cozinha de apartamento pequeno acaba sendo uma dúvida muito corriqueira para quem tem pouco espaço, mas tem criatividade e vontade de sobra para dar uma roupagem totalmente nova ao seu ambiente.
A decoração de uma cozinha pequena não é uma tarefa nada fácil especialmente pela restrição de espaço, mas felizmente, com planejamento e a adoção de dicas valiosas, isso é possível e aqui você verá tudo o que precisa.
Para te ajudar, aqui você encontra algumas dicas e informações que vão te ajudar a deixar a sua cozinha do jeito que você sempre sonhou. São dicas e informações que vão te provar que não importa qual o tamanho que você tem, é possível que a sua cozinha fique com a sua cara.
Como decorar cozinha de apartamento pequeno?
Escolha móveis adequados
Essa pode parecer uma dica boba, mas que pode fazer a diferença para você. Afinal, do que adianta você tem uma mesa de quatro ou seis lugares na cozinha se são apenas duas pessoas em casa que raramente recebem visitas?
O ideal é investir em móveis que se adequam mais a sua realidade e também as suas necessidades. No caso de morar sozinho, ou com outra pessoa, invista em uma mesa para duas ou quatro pessoas. Não há necessidade de uma mesa imponente com mais lugares, lembre-se que quanto maior a sua mesa desnecessariamente maior será o espaço que ocupará.
Móveis ajustados as necessidades dos moradores são fundamentais quando o espaço não é uma característica forte do local, o que ajuda a evitar perda de espaço desnecessariamente.
Para isso é preciso pensar no que você efetivamente precisa para a sua cozinha e o que é possível colocar no ambiente.
Use prateleiras e nichos para a decoração da cozinha
Se está faltando espaço para todos os itens que você precisa, uma dica de ouro para a decoração de cozinhas de apartamento pequeno é apostar no espaço que você tem nas paredes.
Quando falamos sobre ambientes com pouco espaço, a organização e o minimalismo se tornam fundamentais e nesse caso, pode contar com prateleiras e nichos que irão para a parte aérea do cômodo acaba sendo fundamental uma vez que auxiliam a manter a organização sem carregar o ambiente de coisas.
Em outras palavras, se falta espaço, invista em utilizar as paredes da cozinha. Isso garantirá que o ambiente não ficará com itens demais no chão, o que acabará até mesmo atrapalhando circular pela cozinha, dependendo do espaço que você tem assim como evitará que os itens fiquem desorganizados.
Nichos e prateleiras além de tudo são itens que podem ser combinados de maneira a dar um up na decoração do ambiente.
Cores, a escolha certa faz a diferença
Embora seja mais uma questão de ilusão de ótica do que propriamente um ganho efetivo de espaço. Se você tem hoje uma cozinha com cores fortes vai perceber a diferença ao investir em cores que geram a ideia de amplitude. Uma boa combinação também acaba sendo criar uma paleta com contraste, o que ajuda igualmente a reforçar a ideia de um espaço maior.
Claro que você não vai precisar pintar toda a sua cozinha de branco, até porque embora tenha seus amantes, ambientes totalmente brancos são difíceis de serem mantidos limpos, especialmente casas com crianças. Dessa forma, uma dica acaba sendo investir em cores pastéis. São cores que conseguem trazer o mesmo efeito de amplitude e igualmente cor ao ambiente.
Uma opção também acaba sendo a ideia de cores contrastantes que podem gerar um bom efeito igualmente. O que você igualmente pode fazer para criar a ideia de amplitude também acaba sendo investir em artigos e objetos espelhados, estes itens auxiliam ainda mais na ideia de amplitude para o seu cômodo.
Eletrodomésticos funcionais fazem toda
Se você não tem muito espaço, não adquira artigos e eletrodomésticos que não vai utilizar. Eles apenas acabarão ocupando espaço que você nem mesmo tem e mais do que isso, será necessário um local para acondiciona-los, e nisso você precisa de prateleiras ou nichos e o seu ambiente poderá acabar ficando totalmente sobrecarregado.
Uma alternativa valiosa e que pode te ajudar a otimizar o espaço que você tem diz respeito a eletrodomésticos que realizam mais de uma função ao invés de ter de adquirir diferentes eletrodomésticos. Em outras palavras, você pode adquirir aparelhos mais completos e que acabarão por otimizar o espaço da sua cozinha eliminando a necessidade de dois ou mais aparelhos, por exemplo.
Não esqueça da iluminação
Não importa se a iluminação é artificial ou natural, claro que pela questão do gasto com a conta de luz, o ideal seria que a iluminação fosse de fontes naturais, mas sabemos que nem sempre isso é possível até pela estrutura do próprio cômodo, então vale recorrer a iluminação artificial.
O fato é que um ambiente bem iluminado, assim como a ideia das cores certas trazem a ideia de amplitude, o que causa a sensação de um espaço maior.
Invista em mais de um foco de iluminação no teto, isso garante que todos os cantos da cozinha recebam boa iluminação. E para evitar gastos elevados, escolha pelas lâmpadas de LED que apresentam excelente custo benefício.
Ao colocar essas dicas em prática você verá que mesmo tendo uma cozinha pequena é possível deixá-la com a sua cara, cheia de personalidade e que a falta de espaço não será um impedimento para que você consiga os resultados que deseja. Basta apenas planejar a partir do seu espaço com as dicas certas.
- Próximo Artigo Como escolher a localização ideal para morar em Piçarras?