O Corretor/Avaliador é aquele que determina o valor de imóveis não apenas para que seja feita a compra ou venda de um bem. Cabe também ao profissional ceder seus préstimos para questões judiciais, como partilha de bens, avaliação de empreendimentos, averbações ou para órgãos públicos que precisam, por exemplo, efetuar desapropriações.

Para que um Corretor de Imóveis torne-se um Avaliador Imobiliário ou até mesmo um Perito, deve ele ser incluído e registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis obtendo seu (CNAI), para tanto é necessário fazer um curso técnico de avaliação imobiliária em uma instituição reconhecida pelo COFECI/CRECI.

Logo, segue abaixo alguns questionamentos relevantes sobre a função de um Perito Avaliador.

 

Qual a diferença entre o Avaliador e o Perito Avaliador?

O avaliador apenas avalia quanto vale seu bem financeiramente e o perito elabora laudos para avaliar como está o seu bem fisicamente, como está à saúde do seu bem imóvel, verificam falhas e anomalias, vícios e defeitos e avalia todos os prós e contras sobre o “valor” do bem no mercado. Ou seja, o Perito Avaliador, traz luz e agrega informações importantes ao valor do bem periciado.

 

Quais os principais clientes que profissionais da área de avaliação costumam atender?

São eles:

Bancos, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bancos Privados, que solicitam aos institutos profissionais, para elaborar laudos para estes bancos poderem negociar melhor seus títulos, ativos, cobranças, hipotecas, adjudicações, etc.

Poder Judiciário, pois quando há necessidade de arbitramento de valor de um bem em um imbróglio, cabe ao Perito Avaliador através de Métodos rigorosos (ABNT e NBRs), desenvolverem seus trabalhos.

Empresas diversas, para que possam saber o valor real de mercado de seus investimentos ou patrimônios, as empresas costumam contratar Peritos Avaliadores para endossar suas pretensões financeiras e patrimoniais futuras.

Contudo, nós, consumidores deveríamos sempre consultar também estes profissionais antes de qualquer negociação.

 

Qual tipo de bem é mais requisitado para ser avaliado?

Hoje a demanda por laudos de avaliação é muito grande para indústrias e comércios que querem avaliar suas estruturas para pleitearem a partir do laudo valores para sua expansão e muitas pessoas físicas para garantirem o valor real de suas casas na hora de vender ou comprar.

Quanto ao bem mais requisitado é muito relativo, pois o Perito Avaliador possui destreza e capacidade para avaliar bens urbanos, rurais, empreendimentos, equipamentos e bens de patrimônios históricos e artísticos.

Artigo Postado Por Alex Cardoso