O caminho para a aquisição da sua casa própria começa com o seu planejamento financeiro. Ao realizar a compra de um imóvel residencial, você poderá optar por financiar parte do valor devido por meio do financiamento imobiliário direto com o banco, optando pelos sistemas SFH ou SFI. Ambos possuem características distintas que devem ser avaliadas. Antes de sair em busca do melhor financiamento imobiliário, esteja a par de todas as possibilidades.

Entenda tudo sobre SFH e SFI, e defina qual a melhor modalidade para você.

 

Entenda agora o que é SFH

É o Sistema Financeiro da Habitação, ou simplesmente SFH, estabelecido e regulamentado pela lei nº4.380/64. Ele emprega recursos das contas poupanças ou as do uso do FGTS, para os financiamentos focados na aquisição ou construção de imóveis exclusivamente residenciais. O SFH é o sistema de financiamento imobiliário mais aplicado no nosso país.

Para mais informações sobre o Sistema Financeiro da Habitação – SFH, procure uma agência da Caixa Econômica Federal ou acesse o site: http://www.caixa.gov.br/

 

Características do SFH

  • O valor máximo da avaliação do imóvel residencial no Estado de Santa Catarina é de R$ 650 mil.
  • O limite máximo de financiamento SFH, são de 80% do valor do imóvel, incluindo as despesas acessórias. Se for empregado o Sistema de Amortização Constante – SAC, o limite torna-se de 90%.
  • O Custo Efetivo Máximo liberado para o contratante é de 12% ao ano.
  • A tarifa de administração mensal cobrada ao contratante não pode ultrapassar o valor de R$ 25,00.
  • O imóvel escolhido para o financiamento pode ser pronto ou um lançamento.
  • É permitido utilizar os recursos do FGTS.

É importante lembrar que o Custo Efetivo Total – CET, é diferente do Custo Efetivo Máximo. No primeiro, estão inclusos os custos relativo aos seguros de Morte e Invalidez Permanente – MIP, os Danos Físicos ao Imóvel -DIF e à taxa de administração mensal.

 

Simplificando o que é SFI

SFI é o Sistema de Financiamento Imobiliário, estabelecido e regulamentado pela lei nº9.514/97. Ele prioriza os financiamentos imobiliários que acontecem fora das regras do SFH no país. O sistema SFI, faz uso de recurso de eminentes investidores institucionais, que dispõem de relevantes ativos, tanto no Brasil, como em outros países. Esses recursos destinados aos financiamentos imobiliários são gerados a partir de fundos de pensão, fundos de renda fixa, bancos de investimento e companhias seguradoras.

A aplicação do financiamento imobiliário efetuado com uma operação SFI, ocorre através das condições do mercado. Isto é, a partir das práticas livres do mercado de financiamento imobiliário, mas com limites estabelecidos pelo código de defesa do consumidor.

 

Características do SFI

  • O imóvel escolhido para o financiamento pode ser pronto ou um lançamento.
  • Sistema de Amortização Constante- SAC ou Tabela Price.
  • Sem uso dos recursos do FGTS.

 

Qual é a diferença entre os sistemas SFH e SFI?

A diferença entre os sistemas SFH e o SFI está nos pré-requisitos mencionados a cima. Os contratos para os financiamentos imobiliários que não cumprem todos requisitos do SFH, são automaticamente passados para o sistema SFI. Além disso, a utilização do FGTS para o financiamento imobiliário só poderá ser feita em contratos dentro da modalidade SFH, segundo a resolução nº542, do ano de 2007, tendo algumas regras como citadas no artigo Saiba Como Usar o FGTS para Financiamento de Imóveis e Saia do Aluguel

 

O comprador é quem opta por um ou outro sistema quando o seu caso se enquadrar no SFH. Como o SFH possui mais vantagens, como a utilização dos recursos do FGTS e fazer parte do programa do Governo Minha Casa Minha Vida, ele é mais utilizado no nosso país. Entretanto, como há mais restrições para o seu uso, como o valor do imóvel adquirido ter um valor máximo, nesses casos, a saída é optar pelo sistema SFI.

 

Fique atento ao contratar qualquer tipo de financiamento. Deve existir um equilíbrio na relação vivente entre o banco e o consumidor. Não pode ocorrer cláusulas abusivas, venda casada e onerosidade demasiada para o consumidor.

 

Não importa qual o sistema de financiamento você optará. Seja o Sistema Financeiro da Habitação – SFH ou o Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, o importante é que nesse momento tão importante, a Rafael Cassio Assessoria Imobiliária estará ao seu lado te auxiliando em cada etapa do processo até a entrega das chaves do seu imóvel.

 

rafael-cassio-simule-seu-financiamento