Rafael Cassio

Comprar o primeiro imóvel não é uma tarefa fácil. Segundo especialistas na área da economia, por ser um patrimônio de valor alto, é necessário muito planejamento para que a negociação se torne favorável para o comprador. É fundamental analisar e optar sempre pela melhor opção, usando critérios como localização, tipo de imóvel (casa ou apartamento), se será um imóvel pronto ou um lançamento, o número de quartos, garagens e a metragem.

 

Para te auxiliar neste momento, na realização do sonho da casa própria, elaborei esse artigo, te dando 8 dicas para obter sucesso na hora de comprar o primeiro imóvel.

 

primeiro-imovel-em-sc-8-dicas-rafael-cassio-penha-picarras-aDica #1 – Localização é tudo, principalmente se for para comprar o primeiro imóvel

Comece a busca pelo sonho de comprar a sua casa própria, definindo a localização do seu imóvel. Analise se o local escolhido fornece uma boa infraestrutura como comércios, escolas, hospitais, mercados, bancos, áreas de lazer e um fácil acesso aos meios de transportes. Também é interessante, sondar a respeito da segurança local. Todos esses quesitos contribuem para uma maior valorização do imóvel posteriormente.

 

Dica #2 – Comprar pronto ou em lançamento?

É importante definir qual o tipo de imóvel que você pretende comprar. Esse imóvel pode já estar pronto, somente aguardando a chegada da sua mudança, ou por outro lado, pode ser um imóvel em fase de construção, aquele com cheirinho de novo. Financeiramente, o imóvel pronto costuma ser o melhor negócio, por outro lado, morar em uma casa onde ninguém morou, tem os seus prazeres. Na verdade, não há escolha certa ou errada. O importante é que se faça essa escolha com cautela, ponderando todas as opções, afinal, estamos falando de comprar o primeiro imóvel. A realização de um sonho para muitos.

 

Dica #3 – Analise o orçamento disponível

Organização é a palavra-chave quando você está considerando comprar o primeiro imóvel.  Se você conseguiu acumular aquele pé de meia por anos, chegou a hora de gastar para realizar esse sonho. Mesmo que essa quantia não atinja o valor do imóvel definido para realizar o pagamento a vista, você poderá usá-lo para dar uma excelente entrada e dessa maneira, irá conseguir uma boa negociação nas parcelas. Se por outro lado você não tiver nenhuma reserva de capital destinada para a compra do primeiro imóvel, não desanime! Você pode optar por um financiamento bancário.

 

Dica #4 – Quanto menor o valor financiado, melhor!

Na falta da possibilidade de quitar o valor de imóvel à vista, o financiamento será um recurso inevitável. De acordo com especialistas, quanto mais baixo o valor financiado, mais baixo será o pagamento de juros.

 

Dica #5 – Atenção ao valor das parcelas ao comprar o primeiro imóvel

A quantia a ser paga em uma parcela, é um dos elementos mais significativo quando se quer adquirir um imóvel financiado. Um financiamento imobiliário pode durar 30, 35 anos. E isso é muito mais tempo do que dura a maioria dos casamentos no Brasil. Um dado triste, porém real. Analise todas as condições, antes de fechar negócio.

Busque sempre pelas melhores possibilidades de um financiamento e lembre-se de não comprometer mais que 35% do seu orçamento com dívidas.

 

primeiro-imovel-em-sc-8-dicas-rafael-cassio-penha-picarras-bDica #6 – Escolhendo a instituição financeira

É fundamental pesquisar as condições de crédito em diversas instituições. Ter cautela, nunca é demais, pois alguns bancos te obrigam a ter uma fidelidade com eles, fazendo os clientes aderirem a pacotes, que muitas vezes não vale a pena. Em maior parte dos casos, fazer um financiamento imobiliário em bancos públicos pode ser a melhor solução, já que em sua maioria possuem as taxas mais atraentes.

 

Dica #7 – Usar o FGTS para comprar o primeiro imóvel

Utilizar os recursos do FGTS -Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para realizar a compra de um imóvel é uma ótima alternativa, já que o seu rendimento é de baixo lucro, não tem o por que dele ficar parada na conta por muito tempo. Esse benefício é exclusivo para quem não possui nenhum imóvel em seu nome, pois o uso desse benefício é limitado em alguns casos.

Confira o artigo, Saiba Como Usar o FGTS para Financiamento de Imóveis e Saia do Aluguel 

 

A compra de um imóvel envolve muita burocracia e para quem não estar a par do funcionamento desse processo, a melhor alternativa é procurar o auxílio de um advogado ou uma imobiliária, para evitar problemas futuros. E neste momento, você pode contar com a nossa ajuda para verificar toda a situação legal do imóvel.

 

Eu, Rafael Cassio estou no mercado imobiliário há mais de 5 anos, desburocratizando todos os processos de compra e venda para nossos clientes, orientando sobre os melhores investimentos, além de auxiliá-los na busca do imóvel ideal. Estou preparado para te receber e lhe ajudar a realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel.

 

rafael-cassio-simule-seu-financiamento

Rafael Cassio

Presente no mercado imobiliário em Balneário Piçarras desde 2011, sempre oferecendo as melhores opções para compra de imóveis, seja para investimento em lançamentos ou terreno até nos imóveis prontos que a cidade já possui.