Comprar o primeiro imóvel não é uma tarefa fácil. Segundo especialistas na área da economia, por ser um patrimônio de valor alto, é necessário muito planejamento para que a negociação se torne favorável para o comprador. É fundamental analisar e optar sempre pela melhor opção, usando critérios como localização, tipo de imóvel (casa ou apartamento), se será um imóvel pronto ou um lançamento, o número de quartos, garagens e a metragem.

 

Para te auxiliar neste momento, na realização do sonho da casa própria, elaborei esse artigo, te dando 8 dicas para obter sucesso na hora de comprar o primeiro imóvel.

 

primeiro-imovel-em-sc-8-dicas-rafael-cassio-penha-picarras-aDica #1 – Localização é tudo, principalmente se for para comprar o primeiro imóvel

Comece a busca pelo sonho de comprar a sua casa própria, definindo a localização do seu imóvel. Analise se o local escolhido fornece uma boa infraestrutura como comércios, escolas, hospitais, mercados, bancos, áreas de lazer e um fácil acesso aos meios de transportes. Também é interessante, sondar a respeito da segurança local. Todos esses quesitos contribuem para uma maior valorização do imóvel posteriormente.

 

Dica #2 – Comprar pronto ou em lançamento?

É importante definir qual o tipo de imóvel que você pretende comprar. Esse imóvel pode já estar pronto, somente aguardando a chegada da sua mudança, ou por outro lado, pode ser um imóvel em fase de construção, aquele com cheirinho de novo. Financeiramente, o imóvel pronto costuma ser o melhor negócio, por outro lado, morar em uma casa onde ninguém morou, tem os seus prazeres. Na verdade, não há escolha certa ou errada. O importante é que se faça essa escolha com cautela, ponderando todas as opções, afinal, estamos falando de comprar o primeiro imóvel. A realização de um sonho para muitos.

 

Dica #3 – Analise o orçamento disponível

Organização é a palavra-chave quando você está considerando comprar o primeiro imóvel.  Se você conseguiu acumular aquele pé de meia por anos, chegou a hora de gastar para realizar esse sonho. Mesmo que essa quantia não atinja o valor do imóvel definido para realizar o pagamento a vista, você poderá usá-lo para dar uma excelente entrada e dessa maneira, irá conseguir uma boa negociação nas parcelas. Se por outro lado você não tiver nenhuma reserva de capital destinada para a compra do primeiro imóvel, não desanime! Você pode optar por um financiamento bancário.

 

Dica #4 – Quanto menor o valor financiado, melhor!

Na falta da possibilidade de quitar o valor de imóvel à vista, o financiamento será um recurso inevitável. De acordo com especialistas, quanto mais baixo o valor financiado, mais baixo será o pagamento de juros.

 

Dica #5 – Atenção ao valor das parcelas ao comprar o primeiro imóvel

A quantia a ser paga em uma parcela, é um dos elementos mais significativo quando se quer adquirir um imóvel financiado. Um financiamento imobiliário pode durar 30, 35 anos. E isso é muito mais tempo do que dura a maioria dos casamentos no Brasil. Um dado triste, porém real. Analise todas as condições, antes de fechar negócio.

Busque sempre pelas melhores possibilidades de um financiamento e lembre-se de não comprometer mais que 35% do seu orçamento com dívidas.

 

primeiro-imovel-em-sc-8-dicas-rafael-cassio-penha-picarras-bDica #6 – Escolhendo a instituição financeira

É fundamental pesquisar as condições de crédito em diversas instituições. Ter cautela, nunca é demais, pois alguns bancos te obrigam a ter uma fidelidade com eles, fazendo os clientes aderirem a pacotes, que muitas vezes não vale a pena. Em maior parte dos casos, fazer um financiamento imobiliário em bancos públicos pode ser a melhor solução, já que em sua maioria possuem as taxas mais atraentes.

 

Dica #7 – Usar o FGTS para comprar o primeiro imóvel

Utilizar os recursos do FGTS -Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para realizar a compra de um imóvel é uma ótima alternativa, já que o seu rendimento é de baixo lucro, não tem o por que dele ficar parada na conta por muito tempo. Esse benefício é exclusivo para quem não possui nenhum imóvel em seu nome, pois o uso desse benefício é limitado em alguns casos.

Confira o artigo, Saiba Como Usar o FGTS para Financiamento de Imóveis e Saia do Aluguel 

 

Dica#8 –  Pesquisa legal do imóvel

A compra de um imóvel envolve muita burocracia e para quem não estar a par do funcionamento desse processo, a melhor alternativa é procurar o auxílio de um advogado ou uma imobiliária, para evitar problemas futuros. E neste momento, você pode contar com a nossa ajuda para verificar toda a situação legal do imóvel.

 

Eu, Rafael Cassio estou no mercado imobiliário há mais de 5 anos, desburocratizando todos os processos de compra e venda para nossos clientes, orientando sobre os melhores investimentos, além de auxiliá-los na busca do imóvel ideal. Estou preparado para te receber e lhe ajudar a realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel.

 

rafael-cassio-simule-seu-financiamento