Hoje em dia, a oportunidade de realizar o sonho da compra da casa própria, está bem mais perto do que você imagina. Com pagamento facilitado e taxas de juros mais baixas, bancos públicos, privados e grandes construtoras apostam em pacotes de financiamento imobiliário para facilitar a aquisição de residências.

Como o que não falta são opções de financiamento imobiliário em Piçarras, decidi lhe ajudar, apresentando as possibilidades para você realizar o seu maior sonho.

 

Condições do Financiamento Imobiliário

Tantos os bancos públicos como os privados oferecem boas condições para realizar um financiamento imobiliário. O que os diferencia são as suas condições de pagamento, como o valor das taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e a porcentagem do valor do imóvel que pode ser financiado.

Depois de tomar a decisão e escolher um deles, o próximo passo é ir até uma agência e conversar com o gerente para iniciar a abertura das etapas que permitirão a liberação do crédito para a aquisição do seu imóvel.

 

Documentos para dar Entrada ao Financiamento

Ao dar entrada no pedido de liberação do crédito imobiliário, documento como: originais e cópias do CPF e RG, comprovantes de estado civil e comprovantes de renda, serão necessário para dar continuidade a esse processo de liberação de crédito.

Profissionais autônomos podem comprovar renda por meio da declaração do imposto de renda, contrato de prestação de serviços, declaração do sindicato da categoria, ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos, o DECORE, feita por um contador.

Trabalhadores rurais, ambulantes, pedreiro, diaristas, cabeleireiro, entre outros profissionais que não possuam conta em banco, devem completar um cadastro, que irá informar quais serão os documentos necessários para conseguir o financiamento imobiliário, em cada caso específico.

O valor das parcelas do financiamento imobiliário não pode ser maior que 30 % da renda bruta familiar mensal. Além disso, também será realizada uma análise cadastral de crédito, que consiste na verificação de nome junto a órgãos como o Serasa ou o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito. Não havendo nenhuma divergência, a liberação de crédito será aprovada em um período de validade que varia de acordo com cada instituição.

 

Análise do Imóvel

Para confirmar o valor do financiamento imobiliário, a instituição escolhida, por meio de uma empresa ou até através de um engenheiro, realiza a análise do imóvel.

Depois da análise feita e sendo aprovada, o banco gera o contrato e convoca o comprador e vendedor do imóvel para assinarem o documento. Em seguida, o contrato deve ser registrado em cartório e levado à agência bancária. Logo depois, o crédito é liberado e o comprador começa a pagar as parcelas do financiamento mensalmente.

 

Tipos de Financiamento Imobiliário

Os financiamentos para realizar a compra de casa ou apartamento podem ser realizados direto com a construtora, no caso do imóvel em lançamento. Para imóveis prontos ou em lançamento pode contar com a utilização dos recursos do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou ainda pelo SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

 

 

rafael-cassio-e-balneario-picarras-financiamento-imobiliario-fgts-fundo-de-garantiaFinanciamento Imobiliário pelo FGTS

Faz parte do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, os financiamentos com a utilização dos recursos do FGTS. O valor do imóvel e o do financiamento têm limites que variam recorrentemente. Existem algumas regras que você deve estar atento para a utilização desse recurso na compra da casa própria, como: tempo de FGTS, local do imóvel e valor. Ainda é um bom negócio utilizar do recurso do FGTS para a compra do seu imóvel, pois o seu rendimento é baixo.

 

Financiamentos pelo SBPE

No Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE, não há limite de renda para a aquisição de um imóvel, diferentemente do FGTS. Além de tudo, quando o valor do imóvel escolhido para o financiamento está nos limites do SFH, suas taxas de juros devem ser menores a 12% ao ano, fora dos limites do SFH, essas taxas de juros podem ser maiores que os 12% ao ano.

 

rafael-cassio-e-balneario-picarras-financiamento-imobiliario-contrutora-economiaFinanciamento Direto com as Construtoras

Para os consumidores que buscam um financiamento imobiliário em Piçarras e não conseguem ter o crédito liberado pelo banco, por não se enquadrarem em algum quesito específico de cada instituição, saiba que uma alternativa é fazer o financiamento direto com a construtora do imóvel escolhido. Na maioria dos casos, as construtoras oferecem uma maior flexibilidade na sua negociação, pois esse tipo de financiamento direto tem suas próprias regras e que variam de construtora para construtora.

 

Agora que você já sabe como conseguir um financiamento imobiliário em Piçarras, que tal conhecer a sua futura casa?

 

rafael-cassio-simule-seu-financiamento