O crédito concedido com a garantia de um imóvel já quitado, é a modalidade de empréstimo com as taxas mais atrativas para você que almeja comprar o seu segundo imóvel, já que as instituições financeiras têm o seu bem, como garantia no caso de possível inadimplência. Para contratar o serviço, é preciso ter um imóvel residencial ou comercial quitado e livre de ônus.

 

Ficou interessado em saber como é possível comprar o seu segundo imóvel? Continue acompanhando esse artigo.

 

O que é crédito imobiliário com a garantia de um imóvel

Esse crédito imobiliário é uma categoria de empréstimo para quem necessita de dinheiro para obter um outro imóvel, seja novo ou usado, para fim comercial ou residencial, deixando como garantia ao banco o seu imóvel. Algumas instituições financeiras, também concedem esse crédito para a compra de materiais destinados a reformar ou construir o imóvel.

 

Como conseguir um crédito imobiliário

  • Simulação da contratação

A primeira etapa, é fazer a simulação do crédito imobiliário. Os próprios bancos te auxiliam nessa etapa, afinal, é somente a partir dessa simulação que você saberá quanto a instituição irá te conceder de empréstimo. Faça uma simulação aqui na nossa ferramenta, é online e 100% gratuita. Entraremos em contato com as instituições financeiras e retornaremos com a melhor opção para você.

 

  • Comprovação de renda

Normalmente é exigida pela instituição uma comprovação de renda mínima mensal. Esse valor mínimo de renda, varia de banco para banco. Você pode comprovar sua renda através do holerite, decore ou com a declaração do imposto de renda.

 

  • Procure pelo banco ideal

É fundamental que se faça uma pesquisa em várias instituições financeiras, tanto nas públicas como nas privadas. Analisar em especial as condições que cada banco oferece, assim como suas taxas de juros. Nunca deixe de pesquisar as regras para a obtenção do crédito imobiliário em cada instituição.

 

  • Consulta de Crédito

Ao chegar na instituição financeira escolhida e solicitar um crédito imobiliário, a primeira providência que o banco tomará, será analisar a sua idoneidade de pagamento das prestações futuras, ou seja, seu crédito na praça. Reúna todos os seus comprovantes de renda, se for necessário para a complementação de renda, leve o do seu cônjuge ou companheiro(a), para ajudar na aquisição de um valor de renda maior. Tenha atenção e verifique em órgãos de proteção ao crédito, como está a situação do seu nome. Se por ventura estiver negativado, regularize s situação antes de solicitar o crédito imobiliário.

 

  • Avaliação do Imóvel

Depois da instituição financeira verificar que você realmente possui condições de assumir com o pagamento das parcelas do empréstimo, o próximo passo, será avaliar o imóvel, afinal de contas, ele será a garantia que o banco terá caso haja o não pagamento das parcelas futuras. Quem realizará essa avaliação será uma empresa ou profissional terceirizado e credenciado pela instituição, com agendamento prévio. É nesta hora que o banco verificará se o imóvel está dentro de todos os requisitos para ser financiado.

 

  • Elaboração de Contrato

Depois que a aprovação do crédito e avaliação do imóvel estiverem concluídas, o próximo passo será dispor toda a documentação necessária para conseguir o crédito imobiliário. Lembrando que é de extrema importância analisar atentamente cada ponto do contrato. Caso não se sinta confortável para realizar essa tarefa, lembre-se que estou preparado para te auxiliar neste momento tão importante.  Com a documentação toda em ordem, o prazo estimado para efetivar a operação são de 30 dias úteis.

 

Dicas importantes sobre o crédito imobiliário

Dica 1: A melhor hora para comprar o segundo imóvel, é quando já tiver quitado o primeiro.

 

Dica 2: Nunca se esqueça que o crédito imobiliário é um empréstimo que durará alguns anos até o seu término. Por isso, é crucial que tenha bastante cuidado antes de firmar qualquer contrato com o banco.

 

Dica 3: Sempre a melhor alternativa para a compra de um imóvel é o seu pagamento a vista. Dessa forma, você consegue barganhar um bom desconto na compra do imóvel novo.

 

Dica 4: Se você não tem o valor integral do imóvel, a segunda melhor opção para a compra é optar pelo crédito imobiliário. Como o valor do empréstimo é alto, é importante que essa compra seja bem planejada, afinal, você dará como garantia o seu novo imóvel.

 

Dica 5: Quanto maior for o valor da entrada do imóvel, menor será o valor das parcelas futuras.

 

Dica 6: Ao juntar a comprovação de renda com mais integrantes da sua família, cuidado para não comprometer a renda familiar.

 

Dica 7: Ao fazer simulações nas instituições, utilize a taxa CET – Custo Efetivo Total, que engloba juros, taxas, tributos e outros custos do empréstimo imobiliário. Na maioria dos casos, os juros são baixos, porém o banco obriga o cliente adquirir outros produtos da instituição para a obtenção de crédito, afinal de contas, ela que está emprestando.

 

Dica 8: É muito importante avaliar a sua situação. Se ainda não tiver o bastante, espere e poupe um pouco mais. É sempre bom ter uma reserva de capital, pois imprevistos podem acontecer.

 

 

Agora que você já sabe como funciona o crédito imobiliário, que tal fazer uma simulação de financiamento na nossa ferramenta 100% gratuita?

 

rafael-cassio-simule-seu-financiamento