Se você reside em uma cidade turística ou tem um imóvel de veraneio em um lugar com belas praias ou grandes atrações por perto, saiba que ele é um grande investimento e só está à espera de uma oportunidade! Saiba que muitas pessoas preferem se hospedar em residências em vez de hotéis, pois elas, proporcionam um maior conforto, principalmente quando essas férias são feitas em família.

Alugar um imóvel por temporada não é muito diferente de alugar uma casa para moradia permanente. Mesmo sendo por um período de tempo curto, todo o compromisso é firmado em contrato, para a segurança de ambas as partes.

Já imaginou, como alugar imóvel por temporada pode ser uma ótima oportunidade para conseguir uma renda extra? Se sua resposta for não, continue lendo esse artigo até o final, pois tenho certeza que em poucos dias, você já anunciará seu imóvel com a Rafael Cassio Assessoria Imobiliária.

 

Veja abaixo 7 dicas de como alugar imóvel por temporada, ganhando uma renda extra e não tendo prejuízos.

 

#Dica 1: Contrato é imprescindível

como-alugar-imovel-por-temporada-imobiliaria-em-picarras-contrato

Apesar de ser uma locação de temporada, ou seja, durante um curto período, é essencial elaborar um contrato, onde devem encontrar-se as datas de entrada e saída do locatário, o número de pessoas que irão se hospedar, a quantia a ser paga, a forma de pagamento, imprevistas multas no caso de atraso, depredação ou desistência de uma das partes, e a descrição de toda a mobília, utensílios e aparelhos eletrônicos que ficarão à disposição do inquilino. O documento deve ainda especificar quem ficará responsável pelo pagamento das contas de consumo de luz, gás, telefone, e outras, durante o período de locação.

Caso essa locação seja realizada para turistas vindo de outros países, é importante também ter uma cópia do contrato no idioma de que está assinando.

 

#Dica 2: Esteja atento ao prazo

Você pode estabelecer um prazo de até 90 dias para um contrato de aluguel de imóvel por temporada, afinal, prazos maiores que esses, são considerados contrato de aluguel tradicional, para moradia fixa.

 

#Dica 3:Forma de pagamento

Geralmente a forma de pagamento é estabelecida livremente entre as partes. Costuma-se pagar a metade do valor do aluguel no momento da contratação e a outra metade na entrega das chaves.

Em caso de desistência de qualquer uma das partes, deverá estar prevista uma multa no contrato, para que ninguém saia prejudicado no final.

 

#Dica 4: Pesquisar o futuro inquilino

Ganhar uma renda extra é muito útil, especialmente neste momento de fragilidade econômica que o nosso país está passando, porém antes de fechar o contrato, é preciso tomar algumas medidas para a sua segurança.

Uma dessas medidas é fazer algumas pesquisas sobre o futuro locatário. Nessa hora, utilizar das redes sociais pode ser uma ótima opção. Fazer pesquisas em páginas de relacionamentos é imprescindível, somente dessa forma, poderá te revelar o perfil do futuro inquilino, assim como não é indispensável para a sua proteção verificar em órgãos como o SPC e Serasa se há algum tipo de restrição no CPF do locatário.

São medidas simples, mas que farão toda a diferença.

 

#Dica 5: Cheque caução

É comum nesse tipo de locação, o uso do chamado cheque caução. Uma garantia dada ao locador, assegurando que o locatário pagará pelo imóvel que alugou, dispensando o uso do fiador ou do seguro fiança.

O cheque caução, não é uma forma de pagamento a vista, desse modo, o cheque não costuma ser descontado, somente em casos de inadimplência por parte do locatário. Como na maioria dos imóveis alugados por temporada estão mobiliados e possuem aparelhos eletrônicos, o cheque caução também é usado para cobrir possíveis danos aos objetos.

 

#Dica 6: Invista em pequenas reformas

como-alugar-imovel-por-temporada-imobiliaria-em-picarras-reformar

Tenha sempre um padrão de qualidade ao alugar um imóvel por temporada. Forneça um diferencial ao seu hóspede. Serviços como translado do aeroporto, porto ou rodoviária para a sua residência, pode contar muito na escolha do futuro inquilino ao seu imóvel.

Fornecer uma casa agradável, com decoração harmoniosa e em bom estado também é fundamental. Se o seu imóvel necessita de pequenos reparos ou de uma reforma, não cogite em fazer, pode ser um pequeno gasto que certamente lhe trará um bom retorno financeiro.

 

#Dica 7: Procure um corretor de confiança

Nesse momento, recorrer a um corretor de confiança é fundamental. Elaborar o contrato de locação e cuidar de toda parte burocrática e jurídica, para quem não tem experiência na área, pode ser uma tarefa muito difícil. Peça indicação aos familiares e a amigos sobre um bom profissional e caso não encontre, a Rafael Cássio Assessoria Imobiliária te auxiliará em todas as etapas desse processo de locação, tornando esse momento uma experiência recompensadora.

 

Conheça um pouco da minha trajetória no mercado imobiliário no artigo: Rafael Cassio e a História de Balneário Piçarras – SC