Em um país como o nosso, onde a diversidade cultural é imensa, conhecer a história, os costumes e crenças de uma região, é algo fascinante. Durante o processo de formação e consolidação de Balneário Piçarras, várias influencias de diferentes culturas foram recebidas. Culturas essas, que são lembradas até hoje através das construções imobiliárias, festas populares, monumentos e principalmente, em cada olhar do Piçarrense.

A dica do Rafa de hoje, é um convite a conferir esse Roteiro Cultural de Balneário Piçarras. É um incrível passeio entre o Ontem, o Hoje e o Amanhã. São espaços, lugares e eventos maravilhosos, que com certeza te agradará e animará ainda mais as suas férias. Vamos passear por Balneário Piçarras?

 

Espaço Cultural: Centro Cultural Luiz Telles

Inaugurado no ano de 2013, o Centro Cultural Luiz Telles, vem recebendo durante o decorrer do ano, diversos artistas, dos mais variados lugares, para exporem suas obras em seu belo espaço.

O Centro Cultural Luiz Telles, é mantido pela Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras e possui salas de cinema, teatro, espaço para apresentações de danças, música, sala de audiovisuais e uma biblioteca com um rico acervo, possuindo mais de 10 mil títulos catalogados.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1113, Centro – Balneário Piçarras.

Telefone: (47) 3347-1839

Santuário: Paróquia Nossa Senhora da Paz

Criada em 28 de Janeiro de 1973, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, está localizada na avenida Nereu Ramos no Centro de Balneário Piçarras. A paróquia é muito querida pelos moradores locais, pois ela faz parte da história de cada um, por ser o local escolhido para formalizar um casamento, batizar as crianças ou ir à missa aos domingos.

No mês de junho, acontece na cidade, os festejos em homenagem a São Pedro, padroeiros dos pescadores. A paróquia conta com uma programação muito especial. Missas em horários diferenciados, novenas, procissões marítimas pelo Rio Piçarras, além de muita festa com deliciosas comidas típicas.

Telefone: (47) 3345-0387

Construção Histórica: Hotel Turismar

De grande valor histórico e arquitetônico, a propriedade foi construída no ano de 1925 e recebeu o nome de Hotel Miramar. No final da década de 50, ele foi fechado e reabriu no ano de 1960 com o nome de Casa Real, servindo de hospedagem para turistas até o ano de 1982. Dos anos de 1982 a 1997, a propriedade ficou nas mãos da prefeitura de Balneário Piçarras, abrigando a Câmara dos Vereadores.  No ano de 1998, passou a ser do atual dono, recebendo o nome de Hotel Turismar. Hoje o hotel recebe muitos turistas de todos os cantos do país, oferecendo a todos, uma moderna e aconchegante hospedagem, embora preservando o valor e a beleza arquitetônica da fachada original do imóvel.

Endereço: Rua Antônio Tolentino dos Santos, nº 60 – Centro- Balneário Piçarras.

Telefone: (47) 3345-0291

Para mais informações acesse a página do Facebook.

Museu:  Museu Oceanográfico Univali

museu-oceanografico-univali-balneario-picarras-sc-rafael-cassio

Simplesmente é o maior museu da América Latina em Oceanografia. Com um rico e interativo acervo, visitar o Museu Oceanográfico Univali, será um dia de conhecimento e diversão garantidos.

O Museu Oceanográfico Univali fica localizado na avenida Sambaqui, 318 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras.

Horário de visitação: De terça a sexta-feira das 14h às 20h e sábado e domingo das 10h às 18h.

Agendamentos pelo telefone: (47) 3261-1287.

Escrevi um artigo recentemente sobre o museu, você pode visitar aqui.

 

Eventos Culturais de Balneário Piçarras

Em uma cidade marcada pela diversidade cultural na origem da sua formação, como Balneário Piçarras, festas, lendas, crenças e festejos, são heranças importantes da identidade cultural de cada piçarrense.

 

Festival de Teatro

Com sua primeira edição no início da década de 90, o Festival de Teatro de Balneário Piçarras, vem ganhando grande importância dentro do Estado de Santa Catarina. O Festival conta com a participação de atores locais e de toda região Sul do país. Além de várias apresentações cênicas, o festival abre um grande debate entre o espectador e os profissionais da área, além de receber várias oficinas para o público em geral.

O Festival de Teatro de Balneário Piçarras acontece sempre no mês de Abril.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas nº 1113 – Centro – Balneário Piçarras.

Carnaval de Rua

Com o intuito de resgatar a tradição dos carnavais de rua do passado, a prefeitura organiza uma grande festa com direito a palcos nas praias, programação infantil, concursos de marchinhas, blocos nas ruas e não poderia faltar, muita folia!!!

Endereço: Avenida José Temístocles de Macedo, Centro – Balneário Piçarras.

Mostra de Dança da APAB

Com a primeira apresentação no ano de 2008, a Mostra de Dança da APAB é um completo sucesso. Além do grupo da APAB, a mostra conta com a participação de vários artistas dos mais variados gêneros.

A mostra de Dança da APAB, acontece sempre no mês de Maio.

Endereço: Avenida Emanoel Pinto – Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Centro – Balneário Piçarras.

Piçarraiá – Arraiá de Piçarras

Piçarraiá é o nome da tradicional festa junina de Balneário Piçarras. Além de ser uma festa de cunho religiosa, por ser em homenagens aos 3 santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro, a festa é regada a deliciosas comidas típicas, como: Milho cozido, bolo de aipim, pé de moleque e muito mais. As crianças de vestem com trajes típicos e dançam ao som de músicas de raízes populares. É diversão garantida!

Endereço: Rua Antonio Martinho Telles, – Ginásio Municipal Aurélio Solano Macedo – Centro – Balneário Piçarras.

 

E se durante alguns desses passeios, bater aquela vontade de comer, não esqueça de ler o Roteiro Gastronômico de Balneário Piçarras: O Passeio de dar água na boca, nele estão alguns dos melhores bares e restaurantes da região.

 

Prepare-se para curtir suas férias aqui em Balneário Piçarras, um lugar cheio de histórias, rico em cultura e bonito por natureza!