Rafael Cassio

Mais um fim de ano se aproxima, e com ele, maravilhosas festas de Réveillon acontecerão por todas as partes do mundo. Aqui no Brasil, a chegada do novo ano é comemorada de várias maneiras, de acordo com a crença, localidade ou religião de cada brasileiro. Mas uma coisa é certa, independentemente das diferenças culturais de cada pessoa, a chegada de 2017 está sendo muito aguardada, principalmente pela expectativa de dias melhores, devido a conturbada circunstancias políticas que estamos passando, esse será o principal desejo para 2017.

 

Por que Réveillon?

Réveillon é uma palavra de origem francesa que significa festa de passagem de ano. Por volta do início do século XX, todo o mundo já utilizava essa palavra para designar a festa da chegada do novo ano.

 

Tradicionais festas de Réveillon pelo Brasil

As festas de Réveillon que acontecem por cada pedacinho do Brasil, costumam ser um grande atrativo turístico.  Shows de vários estilos musicais, celebram a chagada do ano novo, juntamente com as tradicionais queimas de fogos. Algumas das principais queimas de fogos acontecem em:

Belo Horizonte – Lagoa da Pampulha

Fortaleza – Praia de Iracema

Recife – Toda área litorânea

Rio de Janeiro – Praia de Copacabana

Salvador – Praça Cayru

São Paulo – Avenida Paulista

 

Réveillon no litoral de Santa Catarina: Espetáculo pirotécnico

Para quem prefere passar a virada do ano sem gastar muito dinheiro e não abre a mão de uma boa festa, a melhor pedida é participar das comemorações que acontecerão na festa de Réveillon no litoral de Santa Catarina. Muita música, diversão e também, não poderia faltar os incríveis espetáculos pirotécnicos em cada praia. Confira alguns dos tradicionais lugares de festas de Réveillon no litoral de Santa Catarina.

 

Florianópolis

Com 15 minutos de queima de fogos, a festa em Florianópolis ocorre na Beira-Mar Norte. A partir das 21h do dia 31, já começará os shows. O DJ Alexandre Sandall, da Boate 1007 é quem abrirá os shows desse grande dia. A programação segue a partir das 23h com o cantor Maurício Cavalheiro e a contagem regressiva será ao som da banda Sambaí. A festa será encerrada com o DJ Felipe Fagundes.

 

A festa em celebração ao novo ano que chega será celebrada com show gospel da cantora Paula Medeiros e com a dupla Dany e Rafa. Os shows acontecerão em um palco na praça Central a partir das 21h. A queima de fogos desse ano, acontecerá em 3 pontos: na Meia Praia, na Praia Central e na ilha da praia de Gravatá. A expectativa da prefeitura é que a festa atraia um público de 250 mil pessoas em toda a orla.

 

Balneário Camboriú

A festa de Réveillon no Litoral Norte de Santa Catarina, em Balneário Camboriú, contará com 20 toneladas de fogos, que serão divididas entre 10 balsas a 500 metros da orla. Será um espetáculo pirotécnico de 18 minutos que acontecerá na Praia Central, além dos shows que já estão acontecendo em um palco armado sobre as areias da praia.

 

Laguna

A festa do Réveillon 2016/2017 em Laguna, será nas areias do Mar Grosso. Bandas locais e um trio elétrico irão agitar a festa, que está prevista para terminar somente depois das 03h da manhã. 150 mil pessoas estão sendo aguardadas no local, segundo a secretaria de turismo.

 

Bombinhas

A festa de Réveillon de Bombinhas, será como a dos últimos anos. Em um palco montado na Praia de Bombas, bancas locais irão se apresentar a partir das 22h do dia 31. Nas praias do Centro, Zimbros e Canto Grande, haverá shows com DJs para animar a todos que comparecerão à orla para comemorar a virada do ano. Devido a uma lei municipal, que torna proibido o uso de fogos de artifícios em locais públicos, não haverá show pirotécnico.

 

Imbituba

A festa acontecerá em uma área fechada no Canto da Praia da Vila. Com o apoio da Polícia Militar, a organização do evento estima-se que terá aproximadamente 20 mil pessoas no local, para celebrar a chegada do Ano Novo.

 

Tradições do Réveillon

Para comemorar a chegada do Ano Novo, pessoas em cada cantinho do Brasil, tem seus rituais ou superstições para trazer a boa sorte no ano que se inicia. Vejamos quais são as principais tradições que nós, os brasileiros, fazemos nas primeiras horas do novo ano.

  • Roupa Branca

A maioria das pessoas costumam usar roupas brancas na festa de Réveillon. Com a simbologia de paz e purificação do espírito, é a tradição da virada de ano mais forte no Brasil.

 

  • Pular as 7 ondas do mar  

Também é uma tradição muito forte no Brasil, pular as 7 ondas do mar. 7 é um número espiritual, e pulando essa quantidade de ondas, significa que a força do mar (Natureza), irá ajudar a te dar forças para pular sobre as dificuldades que possam surgir no ano que se inicia.

 

  • Comer lentilha 

Simbolizando a fartura, a lentilha é prato quase que obrigatório na ceia do ano novo. Ao se alimentar dessa leguminosa, os supersticiosos, acreditam que não faltará alimento em suas mesas ao decorrer do ano que se inicia.

 

Não importa se essas superstições são verdadeiras ou falsas, o importante é que a chegada de um novo ano, é o momento perfeito para refletirmos, colocar projetos engavetados em prática, planejar e construir o nosso futuro e o mais importante: Ter esperança que dias melhores estão por vir.

 

Á todos desejo um excelente fim de ano e um próspero 2017.
Rafael Cassio

Presente no mercado imobiliário em Balneário Piçarras desde 2011, sempre oferecendo as melhores opções para compra de imóveis, seja para investimento em lançamentos ou terreno até nos imóveis prontos que a cidade já possui.