O oceano e a sua imensidão ainda representam um dos maiores mistérios para a humanidade, afinal, há espécies que nele habitam que a maioria das pessoas ainda desconhecem. Pensando em desvendar os seus mistérios e apresentar um pouco deste mundo marinho para o público em geral, surge o Museu Oceanográfico da Univali. Um projeto idealizado desde o ano 1987 por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí e após muita pesquisa, inaugurado em dezembro de 2015.

Embarque nessa viagem rumo ao desconhecido. Descubra agora o espetacular Museu Oceanográfico Univali.

 

O maior museu oceanográfico da América Latina

Localizado em Balneário de Piçarras, o Museu Oceanográfico Univali – MOVI, possui uma área total de 4.000 m². Somente sua área de exposição possui aproximadamente 1.000 m². Seu acervo está entre os quatro principais de história natural do Brasil, sendo que no assunto oceanográfica, ele é líder, é o maior da América Latina. O museu tem como principal objetivo ampliar suas coleções de referência de espécies marinhas, proporcionando pesquisas biogeográficas e taxonômicas e dessa forma, pretende retratar o conjunto da biodiversidade do litoral brasileiro. O museu também possui o objetivo de divulgar e expor os aspectos do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para a satisfação do público que nele visita.

 

Por que visitar o Museu Oceanográfico Univali?

Porque simplesmente o passeio é rico em história marinha. Ele revela de maneira lúdica a evolução das espécies aquáticas, que surgiram com as cianobactérias e vão até os seres marinhos mais complexos que conhecemos hoje. Além das coleções de animais, há também objetos relacionados à navegação e mergulho, tentando retratar um pouco a atração que homem desde o seu surgimento tem pelo mar.

O Museu Oceanográfico da Univali vem ganhando grande destaque, pois, no seu acervo contém itens que não podem ser vistos em qualquer lugar, inclusive, há peças muito raras.

Outro diferencial que você encontrará nessa exposição, é que a Univali desenvolveu um método de conservação próprio para o acervo do museu, uma espécie de líquido especial, que retrata com clareza todos os detalhes encontrados no corpo destes animais.

E para a sua imersão ao mundo marinho ficar completa, há também no museu, espécies vivas.

O passeio pelo Museu Oceanográfico Univali é um dia de conhecimento e diversão garantidos.

 

museu-oceanografico-univali-balneario-picarras-sc-rafael-cassioAcervos do Museu Oceanográfico Univali

O acervo do museu é composto essencialmente por espécies marinhas, incluindo as de ambientes pelágicos, costeiros, de oceano profundo e ilhas oceânicas. A maior parte do material compilado é característico da fauna brasileira, em particular da Região Sul. Alguns lotes coletados em outros países, foram permutados ou doados por outras instituições ao museu.

 

No Museu Oceanográfico Univali pode ser observado um vasto acervo como segue os seguintes números:

  • A maior coleção privada de tubarões e raias do mundo – 9.900 espécimes.
  • A maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul – 400 espécimes.
  • A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil – 600 espécimes.
  • A segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil – 650 espécimes.
  • A maior coleção de peixes marinhos do sul do Brasil – 7.300 espécimes.
  • A maior coleção de invertebrados marinhos do sul do Brasil – 8.000 espécimes.
  • A maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina – 90.000 espécimes.

 

museu-oceanografico-univali-balneario-picarras-sc-brOficinas do Museu Oceanográfico Univali

As oficinas do museu têm como objetivo envolver o visitante em atividades lúdicas e de laboratório que debatem com o que foi vivenciado durante a visita à exposição. As atividades são criadas de acordo com a idade e interesse dos grupos interessados nessa experiência. O tempo estimado de cada oficina é de aproximadamente uma 1 hora. São elas:

 

Oficina – Naturalista, Biólogo, Geólogo, Oceanógrafo e Museólogo por um dia.

Essa oficina tem como objetivo, fazer os participantes conhecerem as atividades de pesquisa, acervos e coleções de cada ramo profissional.

Oficina – O que é coleção?

Essa oficina traz como objetivo, fazer seus participantes conhecerem as técnicas quanto a organização de coleções museais e em especial a do Museu Oceanográfico Univali.

Oficina-  Curiosidades sobre a Antártica

Tem o objetivo de fazer os participantes conhecerem o Ceantar (Centro de Estudos Antárticos) e debater por meio de vídeo conferência com pesquisadores da base da Antártica.

Oficina – Poéticas do Oceano

Traz como objetivo fazer os participantes vivenciar atividades artísticas com música e literatura dirigidos à temática do Mar.

Oficina – Parceria Museu e Escola

Tem como objetivo fazer cada participante refletir acerca dos conhecimentos nos espaços não formais de ensino, em especial o Museu e seu acervo e a relação com os saberes escolares.

Esta oficina é indicada para: gestores, especialistas e docentes escolares.

 

Distancias do Museu Oceanográfico Univali

Rumo ao sul:

Beto Carrero World – 8 km

Aeroporto Navegantes – 14 km

Balneário Camboriú – 30 km

Florianópolis – 110 km

Porto Alegre – 560 km

 

Rumo ao norte:

Curitiba – 180 km

São Paulo – 580 km

 

O Museu Oceanográfico Univali fica localizado na avenida Sambaqui, 318 – Bairro Santo Antônio – Balneário Piçarras.

Horário de visitação: De terça a sexta-feira das 14h às 20h e sábado e domingo das 10h às 18h.

Agendamentos pelo telefone: (47) 3261-1287.

 

Preços especiais para grupos escolares.

Para mais informações acesse o site: http://www.univali.br/museuoceanografico

Página no Facebook: https://www.facebook.com/museuoceanograficounivali/