Balneário Piçarras é uma cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina. O município nasceu em 1963, mas a história desse balneário se inicia ainda no século 18, quando pescadores se estabeleceram no local a procura de baleias.

De acordo com o IBGE, o município tem uma área de 154 quilômetros quadrados e está localizado entre o mar, o rio Piçarras e a BR 101. A cidade é uma das poucas no país que está acima do nível do mar.

Apesar de ser uma cidade com paisagens naturais marcantes, a urbanização em Balneário Piçarras só cresceu nas últimas décadas. Atualmente os prédios convivem em perfeita harmonia com as dunas e a vegetação de restinga. São aproximadamente 21 mil habitantes que se preparam com hospedagens, restaurantes e um comércio amplo para receber turistas e novos moradores que optam pela tranquilidade local


Turismo

Segundo o site da prefeitura local, a cidade costuma receber 100 mil turistas durante a temporada de verão. A temperatura local pode chegar a 40º nessa época e pode descer a menos de 10º durante o inverno.

Balneário Piçarras é perfeita para quem deseja um local com atividades diversas e tranquilidade para descansar. A cidade consegue aliar a calmaria de sentar e observar as ondas do mar com a aventura dos esportes aquáticos. Vale a pena conferir ainda a gastronomia da cidade e a diversidade do comércio local.

São morros cobertos de verde, praias calmas e praias com ondas e uma infraestrutura completa que permite uma estadia bem confortável.

Para quem visita a cidade buscando a aventura dos esportes náuticos, saiba que o município foi eleito em 2001 a “Capital Brasileira do Jet Sky”. Além disso, desde o ano de 2009 Balneário Piçarras recebe uma das etapas do Campeonato Jet Waves – campeonato mundial de Jet Sky em ondas.

Os turistas que procuram Balneário Piçarras também vão gostar do privilégio de contar com uma excelente localização, já que o Aeroporto de Navegantes fica a apenas 12km e a BR 101 dá acesso a outros locais como o Parque Beto Carrero Word, as cidades de Brusque e Blumenau.

 

O que fazer em Balneário Piçarras?

Existem várias atrações em Balneário Piçarras. Para quem procura atividades culturais, a cidade possui festival de teatro e dança, arraial durante as festas típicas de junho, festival do livro, feira de artesanato local, festival gastronômico, entre outros.

Para quem gosta de aventuras e esportes, a cidade recebe eventos esportivos, como a canoagem, Standap e o Windsurf.

A cidade também é conhecida pelo seu carnaval agitado, além da Feira Nacional do Mar, que acontece todo mês de julho. A feira é folclórica e tem a intenção de reviver as origens e tradições da cidade, apoiadas nas culturas portuguesa, açoriana e africana.

Se a opção for calmaria e atividades em meio a natureza, a área rural e urbana da cidade oferece lagos para pescaria, opções de passeios de barco, de bicicleta, locais para cavalgar ou fazer trilha, parque aquático, entre outros.

 

Pontos turísticos de Balneário Piçarras

A cidade conta com praias belíssimas, como a Praia Piçarra, que possui uma das melhores avaliações do Estado de Santa Catarina. Veja alguns destaques dos pontos turísticos de Balneário Piçarras – SC:

– Ilha Feia: A ilha possui esse nome devido ao aspecto selvagem e a dificuldade de acesso. Trata-se de um local muito preservado, praticamente intacto, onde vivem várias espécies marinhas. As histórias e lendas que cercam o local e a chamada “Gruta do Diabo” com certeza valem a visitação.

– Museu Oceanográfico UNIVALI: A cidade abriga o maior museu oceanográfico da América Latina. O museu mostra aso seus visitantes a evolução dos seres vivos, a formação dos oceanos, a história da oceanografia com recursos vivos, como minerais do oceano, além da exposição de várias espécies.

– Barra do Rio e Molhe Joaquim Pires: São locais ideais para caminhadas, pescas, lazer, além de uma das melhores vistas de Balneário Piçarras.

– Ilhas Italacomi: As ilhas são grudadas e possuem por trás a lenda “Quando o amor é eterno”. A história é sobre uma índia e um naufrago que desapareceram no mar em meio a uma tempestade. Os nativos dizem que as ilhas estão de mãos dadas e passam a mensagem de que nenhuma tempestade pode separar um grande amor. Vale a pena a visita e conhecer a história completa.

Para quem está procurando a agitação da noite de Balneário Piçarras, vale a pena visitar a casa de show Bali Hali. O local é conhecido por reinventar o cenário noturno da cidade. Seleção de DJs, as últimas tendências de entretenimento e moda em um só lugar.
Visitar o pesque e pague Tironi
http://www.tironi.com.br/
marcar no facebook: https://www.facebook.com/recreativa.tironi ou https://www.facebook.com/pages/Pesca-Parque-Tironi/107821952667370

 

Comércio e Mercado de Trabalho

Se a cidade é uma das suas opções para se mudar, você deve ter se questionado como anda o mercado de trabalho na cidade. A cidade se apoia basicamente no turismo, na agricultura e na pesca.

De acordo com Valério Neis – Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) da região litoral norte em SC, mesmo em tempo de crise, o mercado está aquecido.

Balneário Piçarras possui 7km de praia e tem suas atividades concentradas no mar. As águas limpas das praias e do Rio Piçarras fornece sustento a cidade e atrai milhares de turistas. Devido a essa intensa atividade portuária, os setores que mais empregam são os de comércio exterior e logística.

Além disso, Itajaí está a somente 24km de Balneário Piçarras, enquanto a cidade de Navegantes está a apenas 19km de distância. Segundo uma pesquisa encomendada pela revista Você/SA e realizada pela Fucape Business School, Itajaí está entre as 20 melhores cidades do Brasil para se firmar em uma carreira. Além desse dado, o coordenador dessa pesquisa informa que a cidade de Navegantes também possui um mercado em ascensão.

A região em geral traz excelente oportunidades, um mercado que pode e deve ser bem explorado.

 

Porque morar em Balneário Piçarras – SC

Se com todas essas informações você ainda está se perguntando se deveria morar nessa cidade ou porque ir pra Balneário Piçarras, não fique mais com dúvida.

Coloque na balança morar em um local que reúne paisagens naturais, clima ameno, tranquilidade, qualidade de vida e lugares de tirar o fôlego. Acrescente sair sempre da rotina e visitar um local carregado de cultura, gastronomia diversificada, além de opções de atividades para todas as idades.

Balneário Piçarras é um dos melhores locais para se estabelecer ou visitar no litoral norte de Santa Catarina.