Está procurando por um local que te ofereça aventura, contato com a natureza, descanso e um visual de tirar o folego? Saiba que esse lugar já existe! Balneário Piçarras e está a sua espera. Você irá se encantar com um litoral de águas transparentes e tranquilas, cercado pelo esplendor da Mata Atlântica. O município conta com uma total infraestrutura, oferecendo o que há de melhor para os Piçarrenses e para todos os seus turistas, que no verão, lotam as suas areias douradas em busca de uma experiência inesquecível.

 

Venha conhecer Balneário Piçarras, aqui em Santa Catariana, e deslumbre-se também com esse pedacinho do paraíso.

 

Localização do Balneário Piçarras

Sua localização geográfica é privilegiada, ficando aproximadamente 10 quilômetros do aeroporto de Navegantes e está ligada por vias pavimentadas à BR-101, o que garante acesso rápido a outros polos de diversão e passeio, como o parque temático de Beto Carrero World, em Penha, a famosa Oktoberfest em Blumenau e ótimas compras em Brusque.

 

Ecoturismo em Balneário Piçarras

Cercado pela Mata Atlântica, em certas áreas é possível observar a presença de alguns exemplares típicos da flora brasileira, como: Peroba-Vermelha, Palmiteiros, Laranja do Mato, Canela Preta, entre outras árvores de grande porte. O ecoturismo, é uma das áreas que movimentam a economia do município, e que vem aumentando ao decorrer dos anos. A junção de praias esplendorosas, rios, clima ameno e a preservação da mata nativa, é o cenário perfeito para a prática de: Trekking, Windsurfe, Surfe, Pesca, Ciclismo, Mountain Bike, Jet Ski e muito mais.

 

balneario-picarras-muita-beleza-rafael-cassio-praiasPraias do Balneário Piçarras

Com cerca de oito quilômetros de praia, Balneário Piçarras tem no mar o alicerce de suas atividades. É dele que a cidade tira a sua inspiração e é graças a ele, que com suas águas claras e límpidas, atrai durante o verão centenas de turistas de todo o mundo. Carinhosamente conhecida como Namorado do Atlântico, Balneário Piçarras, possui uma das mais belas e preservadas praias do litoral de Santa Catarina. Venha conhecer e se encantar também!

 

Praia de Piçarras

É a praia mais famosa da região, propícia ao banho e a prática de esportes como windsurfe e canoagem. Sua orla possui os mais variados tipos de serviços para a comodidade de seus visitantes, como: comércio local, restaurantes, bares e pousadas.

 

Praia do Jacques

A praia Ponta do Jacques, localizada no extremo norte do Balneário Piçarras, é cercada por vegetação nativa e possui uma grande faixa de areia dourada e grossa. Muito frequentada por surfistas em busca das suas ondas perfeitas, que são formadas na Laje do Jacques, localizada apenas a 1 km da praia, e é o lugar certo para quem procura por adrenalina. Suas águas são transparentes e revitalizantes, uma ótima dica de passeio no verão.

 

Praia das Palmeiras

Com uma estreita faixa de areia dourada, suas águas são tranquilas e claras, está a 5,5 km de distância do centro da cidade. No sentido norte, faz divisa com a Praia de Itajuba, pertencente a cidade vizinha de Barra Velha.

 

balneario-picarras-muita-beleza-rafael-cassio
Passeio de barco pelas ilhas da região

Há várias empresas que fazem passeios de barco pelo rio e para as ilhas costeiras de Itacolomi e Ilha Feia. Os passeios são incríveis, um cenário mais bonito que outro. Com as férias se aproximando, é uma ótima dica de programa para ser realizado em família.

 

Ilha Feia

A ilha, não faz valer o nome que tem. De beleza singular, está localizada próximo a praia do Quilombo em Penha e possui uma vegetação típica do litoral de Santa Catarina. Por se tratar de um ecossistema de acesso relativamente difícil, pois se localiza aproximadamente a 4 km da costa e apresenta dificuldade ao desembarque por possuir grandes quantidades de rochedos, a ilha Feia, se mantêm em um excelente estado de preservação. Acompanhado por guias, é possível mergulhar e chegar até a Caverna do Diabo, uma gruta pouco explorada, mas bastante bonita.

 

Ilhas Itacolomi

As Ilhas Itacolomi estão localizadas a aproximadamente 8 km da praia de Piçarras. Seu nome é de origem indígena, que significa: Ita = pedras, Colomi = irmãs. O passeio de barco até a ilha dura aproximadamente 50 minutos, mas vale a pena, pois o visual das formações rochosas impressiona pela sua altura e beleza.

 

Lenda das ilhas de Itacolomi: Lenda do amor eterno

Reza a lenda que, Açauna, filha do chefe da tribo Carijó, que habitava as praias da região, estava prometida em casamento para um chefe da tribo dos Botocudos, que era violento, sanguinário e inimigo dos Carijós. Esta união, simbolizaria uma trégua entre as duas tribos rivais.

Em um certo dia, Açauna encontrou na praia, um náufrago branco e desvalido. Sem se importar com o desconhecido, a índia cuidou de seus ferimentos. Durante o tratamento, que perdurou algum tempo, os dois se apaixonaram e viveram momentos maravilhosos de amor à beira mar.

O dia do casamento de Açauna chegou e quando o chefe Botocudo veio para buscar a noiva prometida, soube do seu amor por outro, e uma grande batalha aconteceu entre as tribos, ao mesmo tempo que um terrível temporal se abateu sobre a região, fazendo com que tudo se transformasse numa grande tragédia.

O casal de apaixonados, para escapar das armas e da violência dos inimigos e para preservar a integridade física da índia, que estava grávida, jogou-se ao mar, nadando desesperadamente em direção à ilha, desaparecendo no mar revolto. Quando a tempestade passou e o dia clareou, dois rochedos apareceram juntos no horizonte, onde antes não havia nada.

Segundo essa lenda, da formação das ilhas Itacolomi, o casal de apaixonados continuam ali, de mãos dadas, olhando para a praia, como se quisessem dizer que não haverá tempestade, mar revolto ou vento forte que consiga separar um grande amor.

 

Prepare a sua mochila e venha conhecer Balneário Piçarras, um lugar bonito por natureza!