A decoração da casa ou apartamento é um dos pontos mais essenciais quando adquirimos um novo imóvel, porque é com a decoração que damos ao ambiente é o que o deixa com o nosso estilo – e o transforma em nosso lar. Você pode decorar sua casa do jeito que quiser, com objetos novos e antigos, com estilos diferentes, com várias cores e tons. O importante é que sua personalidade apareça um pouco em cada um desses detalhes.

Muitas pessoas sabem como querem decorar suas salas, cozinhas, quartos e banheiros, mas ficam na dúvida quando parte para a área externa da casa. Muitos não sabem o que fazer com aquele jardim na frente de casa, ou com aquela sacada no apartamento, ou com o quintal dos fundos. Alguns acabam desistindo e deixando como está, só decorando o interior da casa.

Mas você não precisa fazer isso: essas são quatro dicas fáceis e econômicas para decorar a área externa da sua nova casa ou apartamento em Balneário Piçarras!


Invista em uma decoração mais rústica e natural

O rústico e natural é um estilo que sempre está na moda quando se trata de casas no litoral. Ele dá um tom mais tranquilo e relaxado para o ambiente e ajuda a estimular o contato com a natureza. Como estamos falando de decoração externa, é ainda mais importante pensar nesse contato. Por isso, introduza elementos mais rústicos em sua decoração.

O segredo está em usar materiais naturais e crus. Madeira, bambu, corda de sisal e algodão são materiais comuns e fáceis de encontrar em lojas de decoração nos mais diferentes objetos. Bancos e mesas de corda de sisal são uma excelente pedida para a área externa, onde você pode relaxar e passar tempo com a família. Uma rede de algodão cru, sem tingimento, é uma opção clássica e moderna ao mesmo tempo.

Aproveite que está em um balneário e abuse na decoração dos elementos que remetem ao litoral. Estrelas-do-mar e conchas inspiram muitos objetos de decoração. Você pode decorar a parede com uma série de conchinhas, dessas que são encontradas na beira da praia, ou amarrá-las em fios e fazer um tipo de cortina para decorar a entrada da casa.

É sempre bom lembrar que no caso de uso de materiais rústicos e naturais pode ser necessário fazer uma manutenção constante dos móveis e objetos. Madeira, bambu, sisal e algodão, quando não são bem mantidos, podem estragar com facilidade, ao contrário dos materiais sintéticos. Especialmente por estarem do lado de fora, submetidos às condições climáticas. Por isso, se decidir usar esse tipo de decoração, certifique-se de fazer a manutenção correta.

decoração rústica

 

Construa um cômodo ao ar livre

Uma tendência em apartamentos com sacadas grandes ou em casas com quintal. Você pode aproveitar esse espaço novo e construir um cômodo ao ar livre! Use sua criatividade para construir na área externa um lugar em que você relaxar com sua família ou amigos.

Se seu novo imóvel for uma casa, é possível usar o quintal para fazer um tipo de sala de estar ao ar livre, com muitas poltronas e mesas de café baixas para receber convidados. É possível fazer também um conversation pit, uma espécie de ambiente preparado para receber rodas de amigos em torno de uma mesa ou lareira, para uma boa conversa ou uma noite de música. O segredo é escolher bem os materiais para não precisar se preocupar quando chover.

É claro, você também pode criar um ambiente para churrasco ao ar livre, com a churrasqueira, mesa e balcões. É possível também reproduzir um ambiente assim em sacadas mais espaçosas, ainda que a mesa tenha que ser bem menor. Bom para famílias pequenas e jantares a dois.

Em apartamentos com sacadas menores, você também pode fazer um canto da leitura, com uma cesta de vime com revistas e livros que gosta de ler e uma poltrona confortável. Ou pode deixar uma estante de livros na parte interna da casa, mas perto o suficiente da sacada para poder pegar um livro antes de se aconchegar na poltrona. Para não precisar se preocupar com o tecido em dia de chuva, você pode usar espreguiçadeiras em vez de poltronas.

Cozin-3



Monte um jardim

Essa é a mais famosa e clássica maneira de decorar o exterior de uma casa. Monte um jardim do jeito que quiser. Pode ser com muitas flores coloridas, apenas com plantas folhosas verdes, com árvores e arbustos ou com árvores e plantas frutíferas. Isso vale tanto para quem tem um quintal espaçoso quanto para quem tem uma sacada pequena.

Porém, jardinagem não é um hobby que todos praticam e saber como cuidar de cada uma das plantas é um processo que envolve muita busca por informações. Se você não é exatamente alguém com o dedo verde e tem medo de desperdiçar seu tempo e a vida das plantinhas tentando fazê-las crescer, veja o que você pode cultivar:

Dálias, madressilvas ou lilases

Dálias são plantas de clima quente e não precisam de muita água, apenas de um solo úmido. Você não precisa se preocupar em protegê-la do sol, também. Madressilvas são plantas trepadeiras, ótimas para muros e pergolados, e crescem em praticamente todo tipo de solo. Lilases só precisam ser regados com frequência, porque crescem com facilidade.

Essas são três plantas fáceis de cultivar que vão deixar seu ambiente muito mais bonito!

Framboesas e mirtilos

Frutas como essas precisam apenas de um solo rico em nutrientes, levemente ácidos e semiarenosos. Além disso, elas podem ficar expostas ao sol sem grandes problemas.

Cactos

Cada vez mais populares entre pessoas que querem ter mais verde em suas vidas, mas não sabem muito sobre jardinagem, os cactos precisam de pouquíssimos cuidados, sendo regados poucas vezes – até uma vez por semana.


Renove e recicle

Objetos de decoração feitos de materiais reciclados estão sempre na moda. Eles mostram criatividade e consciência ambiental, além de abrir espaço para inúmeras possibilidades. Um dos usos mais comuns da reciclagem em áreas externas é o jardim vertical, que pode ser feito com garrafas pet, caixas de leite, latas de azeite, caixotes de feira, em fim, qualquer coisa que possa servir como vaso. Pendurado em uma sacada ou na parede do quintal, ele fica moderno e divertido.

Você pode unir essa ideia a do uso de tecidos e materiais rústicos e usar madeira de demolição e paletes para cobrir pisos, criar painéis e mesmo fazer bancos e mesas. Só é necessário limpar e lixar a madeira para que nenhuma farpa arranhe ninguém.

Com essas quatro ideias de decoração, você tem tudo o que precisa para dar uma cara nova à área externa de sua casa. Use essas dicas e sua criatividade para transformar sua casa em lar!